domingo, 21 de fevereiro de 2021

Aminetu Haidar escreve a António Guterres e pede que a ONU proteja os civis saharauis alvo da repressão marroquina



A militante saharaui dos Direitos Humanos e presidente da Instância Saharauí Contra a Ocupação Marroquina (ISACOM), Aminetu Haidar, solicitou ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que intervenha imediatamente para garantir a protecção dos civis sarauís contra as violações sistemáticas do aparelho de repressão marroquino.

Em carta dirigida ao Secretário-Geral da ONU, a presidente da ISACOM escreve: "Tendo em conta as represálias e as violações cometidas pelo Estado ocupante contra os civis saharauis, pedimos-lhe, e através de si, a toda a comunidade internacional, que acelere o estabelecimento de mecanismos de proteção internacional, garantindo aos saharauis os seus direitos”.

Referindo-se à repressão desencadeada contra civis saharauis nas cidades ocupadas, afirma que o povo saharaui "não ouviu do organismo da ONU nenhuma condenação, nem a expressão da mais mínima preocupação a esse respeito".

A presidente da "ISACOM" afirma que "as autoridades de ocupação marroquina estão detendo ativistas saharauis, acusando-os de falsas acusações que incluem a posse de drogas", expressando o desejo de que "a ONU tome consciência através desta carta da injustiça que sofrem os saharauis".



"O povo saharaui não recebeu qualquer apoio ou proteção por parte da ONU nem de outras organizações internacionais especializadas na proteção de civis, como o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV)" -escreve Aminetu Haidar.

Lamentando a estagnação do processo de resolução da questão saharaui por parte da ONU e de África, a ativista saharaui assinala "o atraso na aplicação das resoluções de legalidade internacional que exigem a organização de um referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental".

Sem comentários:

Enviar um comentário