sábado, 17 de abril de 2021

17 de abril, dia dos presos políticos: Pelos Direitos Humanos e Liberdade do Povo Saharaui!

 


A Amnistia Internacional chama prisioneiros de consciência aquelas pessoas que não usaram ou defenderam a violência e estão sujeitas a restrições à sua liberdade e penas de prisão. 

Os saharauis, infelizmente, sabem demasiado sobre prisioneiros, prisões, restrições e violação sistemática dos seus direitos, embora tenham a legalidade internacional a seu favor, sem que nenhum país reconheça a soberania de Marrocos sobre o Sahara e considerando as Nações Unidas que se trata de um território pendente de descolonização sob administração espanhola e ilegalmente ocupado por Marrocos.

Os saharauis, infelizmente, acumulam dezenas de pessoas desaparecidas cujos familiares não sabem do seu paradeiro ou apareceram recentemente numa vala comum desenterrada.

Os saharauis, infelizmente, acumulam todo o tipo de humilhações públicas, restrições aos seus direitos, violações sistemáticas como as actualmente sofridas por Sultana Khaya ou as sofridas por Aminetu Haidar ou Ahmed Ettanji. Vivem com restrições para se expressarem livremente, para expressarem a sua vontade ou para praticarem jornalismo, embora as Nações Unidas contemplem a situação de autodeterminação.

Os Saharauis, infelizmente, conhecem sentenças injustas de anos de prisão como as condenadas pelos acontecimentos relacionados com o Campo da Dignidade ou Gdeim Izik. Sofreram primeiro a repressão violenta de uma iniciativa da sociedade civil exigindo liberdade e direitos e foram julgados por tribunais sem quaisquer garantias processuais, como se pode ver pelos relatórios dos juristas internacionais que puderam assistir a algumas sessões. Os seus nomes juntam-se infelizmente aos de milhares de homens e mulheres que sofreram prisão e tormento por defenderem os seus ideais, por defenderem a justiça e a liberdade.

Não podemos continuar a lamentar. Tudo isto está a acontecer perante os olhos das Nações Unidas que, longe de garantir o cumprimento das suas próprias resoluções sobre a autodeterminação do povo saharaui, tem sido incapaz até agora, devido à recusa sistemática da França e ao silêncio cúmplice da Espanha, de garantir o cumprimento da Carta dos Direitos Humanos por Marrocos, enquanto que a MINURSO deveria ser o seu mais forte cão de guarda.

Hoje, após tantos anos de injustiça, o povo saharaui respondeu à quebra do cessar-fogo por parte de Marrocos com hostilidades militares.

Nestas circunstâncias, é ainda mais urgente denunciar as violações dos direitos humanos, a situação dos presos políticos saharauis sob o poder do ocupante marroquino e isso faz destes combatentes as vítimas preferidas de uma violência que tenta aplacar qualquer reacção no Sahara ocupado.

Exigimos às Nações Unidas, ao seu Conselho de Segurança e aos governos de Espanha e França, a cessação imediata destas violações dos direitos humanos, e a libertação imediata dos saharauis injustamente encarcerados. Não podem e não devem tornar-se uma arma nas mãos do ocupante marroquino.

Exigimos a libertação imediata do prisioneiro político Mohamed Lamin Haddi, que está em greve da fome há mais de dois meses e do qual as autoridades de ocupação marroquinas não dão notícias sobre o seu estado.

Pedimos ao Comité Internacional da Cruz Vermelha que garanta o cumprimento dos Acordos de Genebra, uma vez eclodido o conflito militar, porque recordamos: "A presente Convenção protege pessoas que, em qualquer momento e de qualquer forma, estão, em caso de conflito ou ocupação, no poder de uma Parte no conflito ou de um Poder ocupante do qual não estão sujeitas".

Fonte: CEAS - ESpanha

 

Sem comentários:

Enviar um comentário