sexta-feira, 16 de abril de 2021

John Bolton afirma que o povo saharaui pode construir um Estado independente se lhe derem a oportunidade de votar num referendo

 


 Nova York, (ECS). - O antigo Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, afirmou, numa conferência virtual sobre o Sahara Ocidental (em que participou também Christopher Ross), que "o povo saharaui pode construir um Estado independente se lhe for dada a oportunidade de votar e escolher livremente o seu futuro através de um referendo livre e justo" - afirmou Bolton quando questionado sobre a viabilidade de um Estado saharaui independente.

Durante a conferência organizada na quarta-feira pelo "New York City Bar", sob o título "Deverá o Presidente Biden apoiar a decisão do ex-Presidente Trump de reconhecer a soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental?", John Bolton salientou que o referendo é um direito legítimo do povo saharaui, que se baseia principalmente nas listas do censo espanhol de 1975, acrescentando que os Estados Unidos estão empenhados neste processo independentemente da decisão de Trump, "que prejudicou a nossa reputação", sublinhou.

O ex-embaixador dos EUA na ONU e braço direito de James Baker quando este exerceu o cargo de Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, salientou que, caso o referendo seja organizado, a ONU deve trabalhar para garantir que seja transparente e justo, acrescentando que se os saharauis votarem a favor da independência, devem ser acompanhados e apoiados na fase seguinte.

 

O antigo chefe da Segurança Interna dos EUA salientou na sua intervenção que aqueles que visitam os campos de refugiados saharauis irão familiarizar-se com a realidade e compreender que o Estado saharaui tem o estatuto de país independente. "Há ONGs da ONU e outras organizações não-governamentais que aí trabalham que prestam apoio na educação e cuidados de saúde", revelou Bolton.

"Os saharauis vivem em campos, e eu visitei-os várias vezes", diz Bolton. Acrescentando: "Penso que se lhes derem a oportunidade de votar num referendo, será um verdadeiro ímpeto para lhes dar experiência como sociedade", afirmou.

Relativamente à decisão do ex-Presidente Trump sobre o seu reconhecimento da alegada soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental, Bolton disse que Trump tomou a decisão errada, que não reflete a política norte-americana tomada durante quase 30 anos, que acredita que a forma de resolver o estatuto do futuro do Sahara Ocidental reside na legitimidade. "A comunidade internacional reitera que o povo saharaui tem o direito à autodeterminação através de um referendo livre, justo e justo", recordou.

A American Bar Association of New York "New York City Bar" é uma idónea associação norte-americana, fundada em 1870 e que inclui mais de 25.000 juristas e estudantes de direito americanos. Foi criada com o objectivo de promover a reforma legal, apoiar o Estado de direito para alcançar a justiça, e apoiar uma sociedade justa que assegure o interesse público, tanto nos EUA como em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário