quinta-feira, 8 de abril de 2021

Uso de ‘drones’ assassinos no Sahara : uma mensagem indireta de Israel à Argélia ?


 Algérie Patriotique - Por Kamel M. – É a primeira vez que drones assassinos são utilizados na guerra entre os exércitos marroquino e saharaui desde a violação do cessar-fogo por Marrocos em Guergarate [no passado dia 13 de novembro]. Os peritos militares disseram ao “Algeriepatriotique” que a execução de um oficial superior saharaui não teria sido possível sem a assistência técnica do exército israelita. A morte do comandante da gendarmeria saharaui confirma, além disso, a intensidade dos combates que estão a ter lugar no sul de Marrocos, combates até agora negados pelo regime de Rabat e pela propaganda do Makhzen [poder associado à casa real marroquina].

 

"Ao intervir directamente no conflito entre Marrocos e o Sahara Ocidental, Israel posiciona-se agora como uma terceira parte no conflito ao lado do seu aliado marroquino, na hipotética esperança de virar a maré a favor das forças armadas marroquinas, que têm sofrido perdas após perdas desde o início do conflito", dizem as nossas fontes, acrescentando que "sem a ajuda de Israel, o exército de Mohammed VI ficaria atolado numa nova guerra, que acabaria por esvaziar os cofres do reino num contexto de grave crise económica e social”.

Mas a entrada em acção do exército israelita nas nossas fronteiras é também uma mensagem para a Argélia, sublinham as nossas fontes, para a qual a entidade sionista planeou há muito uma intervenção tão directa no conflito saharaui, ao mesmo tempo que colocou um pé no sul da Argélia, através de empresas cuja actividade está directamente ligada a questões militares - armamento - e espionagem - telecomunicações e aeronáutica. "O exército argelino, no entento, assumiu a liderança muito antes da normalização de Marrocos com o Estado hebraico, assegurando uma protecção excepcional do seu céu com a aquisição dos sistemas de defesa antiaérea mais sofisticados do mundo e preparando-se para receber os seus caças e bombardeiros furtivos e de longo alcance", dizem as nossas fontes, segundo as quais "a resposta do exército saharaui será, por seu lado, terrível”.

"Marrocos pagará caro por esta execução, que se assemelha ao assassinato do líder do Hamas em Gaza", sublinham as nossas fontes, esperando outras operações semelhantes nas próximas semanas. "O exército saharaui poderá, portanto, levar a guerra ao interior de Marrocos a partir do momento em que o inimigo recorre à ajuda de Israel para atingir oficiais saharauis de alta patente atrás das linhas", insistem as nossas fontes, que estão convencidas de que a guerra tomou agora uma nova direcção e irá ter uma escalada, o que poderia enterrar os tímidos esforços da comunidade internacional para pressionar as duas partes a retomarem as negociações.

Enquanto isso, os serviços de segurança mauritanos apreenderam uma máquina de impressão offset e papel de notas que seria utilizada para imprimir moeda falsa mauritana. Dois marroquinos foram presos. Segundo um chefe de polícia mauritano, a qualidade do papel apreendido era tal que nem os peritos conseguiam distinguir as notas reais das falsas. Isto faz com que as nossas fontes digam que esta tentativa falhada de prejudicar a economia mauritana só pode vir dos serviços secretos marroquinos. "Este golpe é muito semelhante ao modus operandi da DGED [Direction Générale des Études et de la Documentation - Serviços secretos e de contra-espionagem ligados ao Rei], especialmente quando notamos, nos últimos dias, uma aproximação, mesmo um alinhamento da Mauritânia com as posições da Argélia em relação à questão saharaui e que assumiu todo o seu significado com a visita do ministro do Interior argelino a Nouakchott, "explicam as nossas fontes.

"Esta dinâmica prosseguiu com o cancelamento da visita do ministro mauritano dos Negócios Estrangeiros a Rabat", acrescentam as nossas fontes, segundo as quais "isto denota um reforço da aproximação estratégica entre a Argélia e a Mauritânia e marca, a nível regional, a marginalização da influência marroquina, daí esta política de terra queimada". "Neste caso também, Israel e os seus serviços secretos não estão longe, dada a alta qualidade do equipamento avançado e do papel apreendido, que só pode vir de um país como Israel, estando Marrocos longe de ter tecnologias tão avançadas", observam as nossas fontes.

Sem comentários:

Enviar um comentário