sábado, 8 de maio de 2021

Ghali Bouhalla, preso político saharaui em situação de risco de vida

 

Ghali Bouhalla

PUSL.- 07-05-2021 - Segundo informações da família do preso político saharaui Ghali Bouhalla, o seu estado de saúde é extremamente preocupante e a sua vida está em perigo.

GHali Bouhalla, atualmente encarcerado na prisão de Ait Melloul2 em Marrocos e condenado a 18 meses de prisão, sofre de asma grave e foi colocado numa cela extremamente superlotada sem a higiene e ventilação necessárias. Esta semana, o preso teve um grave ataque de asma e parou de respirar durante vários minutos.

Bouhalla necessita não só de cuidados médicos urgentes, mas também de uma transferência urgente para uma célula que cumpra as normas mínimas de higiene e ventilação.

A família recebeu uma chamada telefónica após semanas sem conseguir contactar o preso, pois a administração prisional ignorou o seu direito a receber chamadas telefónicas.

Durante a atual pandemia de Covid-19 e o estado de saúde do preso Ghali Bouhalla, o único contacto externo com a família são chamadas telefónicas semanais que não podem ser arbitrariamente negadas.

A 29 de abril de 2021, os ativistas Ghali Bouhalla e Nafaa Botasufra foram levados perante o tribunal de recurso, que aumentou as suas sentenças para 18 e 12 meses, respectivamente.

Assim, Bouhalla viu a sua sentença aumentada em 6 meses e Botasufra em 4 meses.

Não foram apresentados novos elementos ou provas durante a audiência de recurso, para além das declarações policiais.

A 8 de março de 2021, no tribunal de El Aaiún, os ativistas saharauis Ghali Bouhalla e Nafaa Botasufra foram condenados a 12 meses e 8 meses de prisão.

Durante o julgamento, os dois ativistas relataram que tinham sido torturados. O juiz não solicitou qualquer investigação sobre as alegações de tortura.

A sentença foi baseada em acusações de posse e distribuição de drogas com base em registos policiais. Ghali Bouhalla e Nafaa Botasufra negaram, desde a sua primeira audiência, ter assinado as suas declarações.

O julgamento dos dois ativistas saharauis foi adiado três vezes.

Os dois saharauis foram detidos a 11 de fevereiro e a primeira audiência teve lugar no domingo, 14 de fevereiro. O julgamento foi adiado para 22 de fevereiro de 2021, a pedido do advogado Khaled, porque ele não teve acesso ao processo de Ghali Bouhalla nem a oportunidade de entrevistar o seu cliente.

A 22 de fevereiro, o julgamento foi adiado para 1 de março, de acordo com o tribunal devido a problemas técnicos.

O julgamento estava agendado para 1 de março, mas não se realizou devido a problemas técnicos, de acordo com o juiz, e foi remarcado para 8 de Março de 2021.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário