quinta-feira, 20 de maio de 2021

Ministra da Defesa de Espanha: “Com a Espanha não se brinca”

 

Margarita Robles, ministra da Defesa do Governo de Espanha


  • Margarita Robles afirma que a Espanha fez o que tinha a fazer com o líder da Frente Polisario.
  • O que fez Marrocos, ao pôr em risco a vida de menores, não é aceitável.
  • A ministra dos Negócios Estrangeiros assinala o respeito de Espanha pela legalidade internacional sobre o Sahara.

 

Contramutis.- 20-05-2021 - "A Espanha fez o que tinha a fazer ao acolher o líder da Polisario". Afirmou hoje a ministra da Defesa, Margarita Robles, no dia seguinte à ministra dos Negócios Estrangeiros, Arancha González Laya, ter reconhecido que receber Brahim Gali num hospital em Logroño para ser tratado pela COVID-19 está na origem da crise com Marrocos.

A ministra da Defesa defendeu em declarações ao programa “Las mañanas” da RNE (Rádio Nacional de Espanha) as ações da Espanha, e em particular das suas Forças Armadas, desde que a crise com Marrocos começou e disse que com "a Espanha não se brinca".

Em referência à chegada de cerca de 8.000 imigrantes a Ceuta, Margarita Robles declarou que "pôr a vida de menores em risco para um fim que não pode ser compreendido não é aceitável", e considera que Marrocos, um país vizinho e amigo, "tem de reconsiderar o que fez nos últimos dias", o que fez não só à Espanha, mas também à União Europeia.

Robles não se debruçou sobre se os EUA deveriam reconsiderar a sua posição sobre o Sahara, mas marcou distâncias entre a atitude da administração Biden e a anterior administração Trump, que reconheceu a soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental.

Numa clara alfinetada ao líder do Partido Popular, a ministra da Defesa pediu à oposição para ter "um comportamento de Estado" face ao que está a acontecer: "Creio que há assuntos, como a luta contra a pandemia ou uma crise como esta, em que é necessário fazer política de Estado. Há muitas outras áreas em que é possível fazer oposição” - disse.

Em declarações subsequentes ao programa ‘Al Rojo Vivo’, em La Sexta, a ministra da Defesa descreveu as ações de Marrocos como "chantagem", perguntou o que estão a tentar alcançar utilizando menores e insistiu que com a Espanha não se deve brincar e que a sua integridade territorial "é totalmente intocável, não é negociável, não está em jogo".

 

A Espanha respeita a legalidade internacional no Sahara

As declarações da ministra da Defesa surgem no dia seguinte ao reconhecimento pela ministra dos Negócios Estrangeiros de que a origem da crise com Marrocos foi o acolhimento do Secretário-Geral da Frente Polisario. A ministra González Laya insistiu: "Foi e é um gesto humanitário para com uma pessoa gravemente doente e nunca lhe demos o carácter de agressão e por isso nunca entraremos num exercício de escalada".

Para a ministra dos Negócios Estrangeiros, o Sahara é uma questão de "enorme sensibilidade" e é por isso que a Espanha "tem sido sempre extremamente prudente" e "continuará a sê-lo". Sobre a mudança de posição de Trump em relação à soberania do Sahara Ocidental, disse que não julga a posição de um aliado, mas fala da posição espanhola: "respeito pela legalidade internacional".

Quanto ao futuro do líder da Frente Polisario em Espanha quando tiver alta médica, garantiu que "a Espanha tem um compromisso com Ghali, que é o de lhe dar assistência humanitária para a sua recuperação. Nada mais, nada menos. Depois, se tiver algum caso jurídico, terá de responder como qualquer outro cidadão".

Arancha González Laya declarou que é tempo de olhar para o futuro e recordou a Marrocos que esta crise diz respeito a toda a União Europeia, e não apenas à Espanha: "A questão da migração não é bilateral, é uma questão de enorme sensibilidade e Marrocos tem de saber que não tem apenas a Espanha do outro lado, tem a UE".

 

Idoia Villanueva eurodeputada e secretária Internacional do Podemos

Podemos pede que não se ceda à chantagem marroquina

o partido Unidas Podemos, parceiro na coligação de governo em Espanha, pronunciou-se também sobre a chegada maciça de imigrantes a Ceuta e acusou Marrocos de provocar esta crise para pressionar a Espanha e provocar tensões, utilizando os seus próprios cidadãos, pessoas e famílias "numa situação de extrema vulnerabilidade".

Idoia Villanueva, deputada europeia e Secretária Internacional de Podemos, reafirmou a posição do seu partido a favor da autodeterminação do povo saharaui, em conformidade com a legalidade internacional e os direitos humanos.

A eurodeputada declarou que estamos perante uma "política de chantagem" de Marrocos, e que é um caso grave na crise que a relação entre os dois países tem vindo a atravessar há algum tempo. "A Espanha não deve ceder e deve defender a sua soberania", afirmou.

Depois de assinalar a interferência de Marrocos e o seu conflito com a Alemanha, a secretária internacional de Podemos salientou a necessidade de uma posição comum na União Europeia.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário