domingo, 16 de maio de 2021

O próspero império empresarial de Mohamed VI - artigo do EL PAÍS

 



A ‘holding’ do rei de Marrocos é uma das mais poderosas de África, con interesses na banca, seguros, turismo ou telecomunicações.

 

EL PAIS - Francisco Peregil - Rabat - 16 maio 2021 - A fortuna do rei Mohamed VI e da sua família cresce sempre que alguém que vive em Marrocos ou noutros países africanos realiza um simples acto diário, como depositar dinheiro no banco Attijariwafa, o maior do país e um dos maiores do continente. Ou quando alguém subscreve uma apólice com a sua filial Wafa Assurance, a principal seguradora de Marrocos.

A capital do rei também aumenta sempre que alguém faz compras no principal hipermercado de Marrocos, Marjane, que tem 100 pontos de venda em 30 cidades; quando contratam uma linha telefónica ou Internet com o segundo maior operador do país (Inwi); ou quando ficam num hotel pertencente à cadeia Atlas, presente nas principais cidades de Marrocos.

A riqueza do rei e da sua família também pode beneficiar quando um município, uma empresa ou um indivíduo compra cimento à filial marroquina do grupo franco-suíço LafargeHolcim, a maior empresa de cimento do mundo, à qual o grupo empresarial do monarca está associado. Ou quando alguém encomenda materiais de construção à empresa Sonasid (Société Nationale d'Siderurgie), líder no mercado do aço em Marrocos.

Todas estas empresas pertencem ao grupo Al Mada, de acordo com o seu site oficial, pelo menos até quarta-feira, após o que a página ficou em branco. Este fundo de investimento mudou o seu nome várias vezes desde a sua criação em 1966, sob Hassan II. A partir de 2018, apresentou-se como Al Mada (perspectiva, em árabe) e abandonou o antigo nome de SNI. Afirma ser um dos maiores fundos de investimento do continente, declara a sua sede em Casablanca e afirma que a sua identidade é, acima de tudo, africana.

O nome do rei não aparece no website do grupo. No entanto, o número dos 24 países africanos em que está presente destaca-se pela sua enorme dimensão.

 

Sete setores

Al Mada expande-se em sete setores, com diferentes participações do monarca e da sua família: serviços financeiros (Al Mada possui 46% do Banco Attijariwafa, segundo o semanário Jeune Afrique em 2020, citando a agência de rating Fitch), materiais de construção, distribuição, mineração (empresa Managem), imobiliário e turismo, energia (empresa Nareva) e telecomunicações (Inwi).

Além disso, Al Mada possui uma fundação com o mesmo nome através da qual o grupo doou em março de 2020 o equivalente a 200 milhões de euros para o fundo especial dedicado em Marrocos ao combate à covid-19. Vários meios de comunicação locais relataram na altura que Al Mada tinha feito a doação, "sob instruções de Sua Majestade o Rei". A fundação também ofereceu um milhão de máscaras FFP2 ao pessoal de saúde do país e distribuiu 50.000 cestos de alimentos durante o mês de maio de 2020.

O grupo da família real apresentará na próxima assembleia geral agendada para 25 de maio próximo aos seus accionistas um resultado histórico para o exercício financeiro de 2020 equivalente a 302 milhões de euros, ultrapassando assim o seu anterior recorde estabelecido em 2018, de acordo com o site digital Africa Intelligence, com sede em Paris, publicado quinta-feira. Este site, que segue de perto as contas do rei, assegura que a pandemia não teve qualquer efeito sobre Al Mada.

As origens de Al Mada remontam a dois outros grupos ligados ao Palácio Real que foram cotados na Bolsa de Casablanca: ONA e Société Nationale d'Investissements (SNI). O accionista maioritário da SNI era outro dos grupos pessoais do rei, chamado Siger (um anagrama de Regis, latim para rei), fundado em 2002. ONA e SNI fundiram-se em 2010, passaram a chamar-se SNI e foram retirados da bolsa de valores. Nesse ano, Ahmed Benchemsi, então diretor do semanário “Tel Quel” e agora responsável pelo Magrebe e o Médio Oriente na Human Rights Watch (HRW), avisou que os marroquinos já não poderiam acompanhar a evolução da fortuna do monarca.

Um jornalista, que prefere ocultar o seu nome, observa: "A criação de Al Mada em 2018 foi, acima de tudo, uma operação de marketing. O Palácio precisava de mudar o nome anterior (SNI), que estava demasiado ligado à família real. E foi só isso que fez, mudar o nome. 60% do SNI pertenciam à Copropar, um grupo que engloba as participações do rei (através das holdings Siger e Ergis), as do seu irmão, Moulay Rachid (através da Providence Holding) e as das suas três irmãs: Lalla Meryem (Unihold), Lalla Asma (Participação Yano) e Lalla Hasna (Star Finance)".

Na página 20 das 330 páginas do documento correspondente ao ano fiscal de 2019 da empresa mineira Managem, é pormenorizado que 81,4% da Managem pertence à Al Mada. E a página 21 mostra a composição da participação da Al Mada: Copropar aparece como o proprietário de 42% das acções da Al Mada. E a Siger, como proprietária de 4,8% de Al Mada.

O referido jornalista acrescenta: "Mohamed VI pode obter ainda mais lucros através da Siger do que da sua participação na Al Mada. Porque o Siger é propriedade a 100% dele. A Siger é composta por 70 filiais, que não estão registadas na Al Mada. As empresas da Siger trabalham em desenvolvimento urbano, agricultura ou turismo, com hotéis de luxo...".

Várias fontes marroquinas disseram a este jornal que o rei é o maior proprietário de terras no país, o maior proprietário tanto de terras urbanas como agrícolas. Mas as mesmas fontes reconhecem que não têm meios de o provar.

Na lista das 500 maiores empresas em África, publicada em 2020 pelo semanário Jeune Afrique com base nas contas de 2018, Al Mada aparece em 37º lugar, atrás da OCP, a grande empresa estatal marroquina de fosfatos, que não é propriedade de Al Mada e ocupa o 14º lugar. O primeiro lugar vai para a empresa nacional argelina de energia Sonatrach.

África é o continente onde Mohamed VI fez mais viagens oficiais, cerca de cinquenta em 20 anos. O objetivo do rei no continente não é apenas económico, mas também geoestratégico. Marrocos está a procurar aliados em África para combater a influência da Argélia como principal protetor da Frente Polisario, uma organização com quem trava um conflito armado no Sahara Ocidental.

Os ativistas marroquinos da Primavera Árabe em 2011 empunharam alguns slogans que visavam o rei, tais como "ou o poder ou a fortuna". Em 2007, a revista Forbes tinha classificado Mohamed VI como o sétimo monarca mais rico do mundo, à frente de Alberto do Mónaco (9º) e Isabel II de Inglaterra (12º). Mais tarde, vários meios de comunicação social relataram que a fortuna de Mohamed VI tinha quintuplicado durante os seus primeiros nove anos no trono.

 O portal digital Le360, próximo de Mounir Majidi, secretário particular do rei e, desde 2001, presidente da Siger, afirmou num artigo de 2016 que a SNI contribuiu com 4,3% das receitas fiscais do Estado para os cofres públicos em 2014. E acrescentava: "Isto torna-o um ator-chave no crescimento do país e na luta contra as desigualdades sociais”.

Para além dos seus investimentos empresariais, a fortuna de Mohammed VI atrai frequentemente o interesse da imprensa internacional. Em 2015, o Le Monde publicou um artigo como parte das fugas conhecidas como SwissLeaks. Segundo o relatório, Mohamed VI tinha aberto uma conta em seu nome no banco suíço HSBC por 7,9 milhões de euros. O jornal salientou que é ilegal para os marroquinos que vivem em Marrocos abrir contas no estrangeiro. Dois dos advogados do monarca escreveram uma carta ao Le Monde assegurando que as somas tinham sido transferidas "com total transparência" em relação às autoridades marroquinas.

Este jornal tentou em várias ocasiões, sem sucesso, contactar alguém responsável pelo Al Mada.

Sem comentários:

Enviar um comentário