sábado, 5 de junho de 2021

O Parlamento Europeu debaterá o uso de menores por Marruecos na crise migratória em Ceuta

 


Bruxelas, 4 jun (EFE).- O Parlamento Europeu irá debater e votar na próxima semana uma resolução sobre a possível violação da convenção das Nações Unidas sobre os direitos da criança e a utilização de menores pelas autoridades marroquinas na crise migratória em Ceuta.

Os recentes acontecimentos em Ceuta, após a passagem da fronteira de milhares de pessoas, incluindo centenas de crianças, provenientes de Marrocos, serão o foco de um debate na quinta-feira da próxima semana na sessão plenária do Parlamento, de acordo com a ordem de trabalhos agendada para esse dia.

Os eurodeputados irão examinar se a utilização de crianças pelas autoridades marroquinas viola a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.

O plenário votará uma resolução no final do debate que resume as suas conclusões, diz o Parlamento Europeu, que está de volta a Estrasburgo após mais de um ano encerrado devido à pandemia.

O Governo da Cidade Autónoma de Ceuta disse hoje estimar que ainda há cerca de 3.000 pessoas "a vaguear" nas ruas, incluindo muitos menores, dos mais de 10.000 que entraram ilegalmente na cidade através da fronteira com Marrocos nos dias 17 e 18 de Maio.

As autoridades de Ceuta disseram que atualmente contaram cerca de 1.160 menores e estão a trabalhar para permitir que novas pavilhões na zona industrial de Tarajal possam acolher imigrantes que ainda permanecem nas ruas para terem "cuidados dignos".

Desde o início da crise migratória em meados de março, a Comissão Europeia reiterou em várias ocasiões o seu apoio à Espanha na crise com Marrocos após a passagem de milhares de pessoas para Ceuta, depois de Rabat ter ligado a crise migratória à posição da Espanha sobre o Sahara Ocidental.

"A fronteira de Ceuta é uma fronteira europeia e a UE é solidária com a Espanha" é a frase que tem sido repetida vezes sem conta por diferentes líderes comunitários, que deixaram a gestão desta crise com Rabat nas mãos das autoridades de Madrid.

Bruxelas reiterou também que a UE tem uma "posição muito firme sobre o Sahara Ocidental" e que "se mantém inalterada".

A União apela a um rápido reatamento das negociações de acordo com as Nações Unidas para "encontrar uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável em conformidade com as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em particular a Resolução 2548 adoptada em 30 de Outubro de 2020".

Nele, este órgão exortava as partes a retomar as negociações sob os auspícios do Secretário-Geral da ONU, sem condições prévias e de boa fé, e prorrogava o mandato da Minurso [Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental], a sua missão de paz no Sahara Ocidental - destacada desde 1991 - até ao final de Outubro deste ano.

A crise migratória em Ceuta coincidiu com a hospitalização do líder da Frente Polisario devido a um caso grave de covid-19 na cidade espanhola de Logroño (norte), embora este tenha deixado o país há três dias para terminar a sua recuperação na Argélia.

Em declarações recentes, o Primeiro-Ministro espanhol Pedro Sanchez afirmou ser "absolutamente inaceitável" que Marrocos tenha sido capaz de "atacar as fronteiras" de Ceuta com o assalto de milhares de pessoas como forma de protesto contra um problema de política externa. EFE

 

Sem comentários:

Enviar um comentário