terça-feira, 6 de julho de 2021

África do Sul elogia posição firme da Alemanha de apoio ao direito do povo saharaui à autodeterminação

 


Pretória (ECS) - 06-07-2021 - A República da África do Sul elogiou a posição firme da Alemanha no seu apoio ao direito do povo saharaui à autodeterminação. Num discurso proferido durante uma sessão parlamentar para aprovar o orçamento geral, em que participou o Presidente Cyril Ramaphosa, o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros sul-africano, Alvin Potts, salientou aos deputados a necessidade de continuar a apoiar e defender o direito do povo saharaui à autodeterminação como uma prioridade para a África do Sul.

O ministro sul-africano informou o parlamento que Marrocos, como retaliação pela sua firme posição sobre o Sahara Ocidental, suspendeu todos os contactos diplomáticos com a embaixada alemã em Rabat e outras organizações, relata o portal Sumoud.

A 1 de março, Marrocos decidiu cortar todos os contactos com o embaixador alemão em Rabat. Na quinta-feira 6 de Maio, anunciou a retirada da sua embaixadora em Berlim.

"A República Federal da Alemanha multiplicou actos e acções hostis que vão contra os interesses superiores do reino", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino num comunicado de imprensa.

O regime de Rabat não gosta da posição da Alemanha sobre a questão do Sahara Ocidental, acusando-a de actos "hostis" e "manobras antagónicas" desde o reconhecimento de Donald Trump da soberania marroquina sobre o Sahara Ocidental.

Neste contexto, Potts elogiou a posição firme e corajosa da Alemanha, apelidando-a de "correta e responsável" por apoiar o direito do povo saharaui à autodeterminação no que diz respeito à legalidade internacional no Sahara Ocidental.

Mais de seis meses após a tomada de posse do Presidente Biden, os dividendos esperados não se concretizam e Marrocos está "muito zangado" com pelo menos dois grandes países europeus, Alemanha e Espanha, enquanto que, sobre a posição dos Estados Unidos na matéria, não há nada de definitivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário