sábado, 3 de julho de 2021

Genebra: Mais de 300 organizações de Direitos HUmanos pedem à relatora da ONU que intervenha para pôr termo às violações e desinformação marroquinas nas áreas ocupadas

 

Relatora Especial sobre a promoção e protecção do direito à liberdade de opinião e expressão

ECS. Genebra. | O Grupo de Organizações de Genebra para a Protecção e Promoção dos Direitos Humanos no Sahara Ocidental, solicitou à Relatora Especial sobre a promoção e protecção do direito à liberdade de opinião e expressão, Irene Khan, que prestasse especial atenção à política do Estado ocupante marroquino no Sahara Ocidental, que se baseia numa desinformação sistemática sobre o que está a acontecer nos territórios ocupados, especialmente sobre as graves violações cometidas contra os defensores dos direitos humanos e jornalistas saharauis.

As organizações, numa declaração lida pela ativista saharaui Ghalia El Djimi, incluíram também o que a relatora Irene mencionou no seu relatório sobre as ameaças colocadas pela desinformação e a falta de independência dos meios de comunicação social aos direitos humanos, às instituições democráticas e ao processo de desenvolvimento de uma democracia.

A este respeito, a porta-voz salientou que o que é expresso no relatório do relator da ONU se aplica à situação atual no território do Sahara Ocidental sob ocupação militar do Reino de Marrocos, onde os defensores dos direitos humanos e jornalistas são constantemente sujeitos a assédio, prisão arbitrária e tortura sob um cerco mediático e militar.

Nesta linha, acrescenta a oradora, a potência ocupante procura camuflar-se do mundo exterior e fazer crer que não existem violações ou conflitos no Sahara Ocidental, e que o povo saharaui está integrado no suposto modelo de desenvolvimento económico e social.

 

Ghalia El Djimi

Ghalia El Djimi indicou que a desinformação mediática da potência ocupante não se detém nas fronteiras geográficas do Sahara Ocidental, e não se limita à esfera digital, mas invade o fórum das Nações Unidas, mesmo no seio deste Conselho dos Direitos Humanos, onde o Reino de Marrocos continua a ignorar os esforços do Secretário-Geral e da Assembleia Geral da ONU, sob a tentativa de impor uma suposta soberania sobre o Sahara Ocidental e a utilização de termos que contradizem o direito internacional, bem como a exploração do Conselho para atacar os países vizinhos que considera inimigos.

Note-se que a declaração foi assinada por mais de 300 organizações e comités que trabalham no domínio dos direitos humanos de diferentes continentes, incluindo a Comissão Nacional Saharaui para os Direitos Humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário