terça-feira, 13 de julho de 2021

Jornalistas denunciam o silenciamento do conflito saharaui na imprensa árabe

 


Periodistas en español - Por Jesús Cabaleiro Larrán -13/07/2021

O conflito saharaui é quase ignorado nos meios de comunicação social de língua árabe em todo o mundo, salientaram os participantes na conferência "A questão saharaui nos meios de comunicação social de língua árabe: razões da sua ausência e formas de lhe dar visibilidade".

O colóquio, organizado nos campos de refugiados de Tindouf (no extremo sudoeste do território argelino), foi organizado conjuntamente pelo Coletivo de Jornalistas Argelinos Solidários com o Povo Saharaui (CJASPS) e pelo Gabinete do Conselho dos Assuntos Árabes da Presidência da República Árabe Saharaui Democrática (RASD).

O ministro da Informação da RASD, Hamada Salma Daf, na abertura do evento, denunciou o bloqueio imposto à questão saharaui nos meios de comunicação árabes, considerando que estes "têm visivelmente falta de credibilidade".

O também porta-voz do governo saharaui, afirmou que os meios de comunicação argelinos têm seguido a questão saharaui desde o início do conflito, "para levantar o embargo imposto à luta saharaui por certas potências que protegem o colonialismo marroquino".

Por seu lado, o diretor do canal internacional da Rádio Nacional Argelina, Abdelkader Boudjella, explicou à audiência que a imprensa argelina adquiriu experiência no tratamento de informações relativas ao conflito saharaui, afirmando, neste contexto, que actua "em conformidade com a legalidade internacional que reconhece o Sahara Ocidental como um território não autónomo que aguarda um referendo de autodeterminação".

O presidente do Coletivo de Jornalistas Argelinos Solidários com o povo saharaui, Ait Mouhoub Mustapha, por seu lado, insistiu nas razões da ausência da questão saharaui nos meios de comunicação árabes, quando estes fizeram campanha pela chamada "Primavera Árabe", ignorando, como muitos analistas, que esta começou com "a repressão dos cidadãos saharauis em Gdeim Izik" em Novembro de 2010 "antes das revoltas árabes provocadas".

Quanto aos meios de comunicação árabes ocidentais, acrescentou, o tratamento que dão da questão saharaui "parte de uma linha editorial totalmente subserviente às teses marroquinas, baseada numa suposta neutralidade que deixa em suspenso a legalidade internacional e o direito inalienável do povo saharaui à autodeterminação" - disse.

Por seu turno, o jornalista argelino Fawzi Ait Ali sublinhou as práticas dos media marroquinos contrárias à ética e à deontologia do jornalismo, recorrendo, em alguns casos, a notícias falsas.

Ilustrou o seu julgamento recordando as falsas informações sobre o suposto reconhecimento pela África do Sul da "marroquinidade do Sahara Ocidental, que foi rapidamente negada por este país", e das "manobras militares" do "Leão Africano" que supostamente decorreriam em território do Sahara sob ocupação marroquina, que o Pentágono "negou imediatamente", o que até provocou o erro e o ridículo do chefe do governo marroquino, o próprio Saadedin El Ozmani, que teve de retirar uma mensagem que havia postado numa rede social.

Rachid Ould Boussiafa, jornalista do diário argelino Echourouk, , afirmou que o tratamento da questão saharaui pelos media argelinos (públicos ou privados) conheceu uma evolução "notável" desde o regresso às armas neste conflito a 13 de Novembro de 2020.

De recordar que a Agência de Imprensa Argelina (APS) mantém uma secção diária regular, sob o título "A causa saharaui" .

Por videoconferência, jornalistas árabes como o egípcio Hamdi El Hosseini, os mauritanos Ismail Ould Cheikh Sidya e Cheik El Bakay, bem como o cineasta e jornalista tunisino Akram El Mansour intervieram, fazendo a mesma observação sobre "a falta de interesse dos meios de comunicação nos seus países pela questão saharaui", pedindo "mais" contactos para alterar esta situação. Por esta razão, decidiram criar um Observatório de jornalistas norte-africanos em apoio à luta do povo saharaui que incluirá jornalistas da Argélia, Mauritânia, Egipto e Tunísia que trabalharão em rede em árabe para dar a conhecer e popularizar a causa saharaui.

A este respeito, a chefe dos Assuntos Árabes da Presidência da RASD, Nanna Rachid, sublinhou a necessidade de "redobrar os esforços na produção de conteúdos relacionados com o Sahara Ocidental destinados ao mundo árabe, a fim de sensibilizar a opinião pública".

"Não estamos a tentar ter uma imprensa de opinião que apoie o povo saharaui neste conflito, mas sim a levar estes meios de comunicação social a trabalhar com neutralidade para relatar os factos de forma objectiva", disse ela.

Este colóquio de jornalistas árabes solidários com a causa saharaui junta-se a outros que se realizaram há meses nos próprios acampamentos e em Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário