domingo, 18 de julho de 2021

O “caldo está entornado” entre a Argélia e Marrocos

Os ministros argelino e marroquino dos Negócios Estrangeiros

 

Após dois dias de silêncio de Marrocos, a Argélia chama o seu embaixador em Rabat e não excluiu a ruptura de relações.

 

ECS. Argel. | Numa declaração emitida a 16 de julho de 2021 pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) argelino a propósito das tensões abertas por Marrocos na sequência das declarações de Omar Hilale [embaixador do Reino de Marrocos nas Nações Unidas] em que este apelava a um alegado direito de autodeterminação para a região da Cabília argelina, o MNE de Argel salientou e advertiu numa declaração divulgada "a necessidade de clarificar a posição final do Reino de Marrocos sobre a situação extremamente perigosa causada pelas declarações do seu embaixador em Nova Iorque",

As tensões aumentaram consideravelmente na sexta-feira passada, após a resposta do ministro argelino dos NE, Ramtane Lamamra, a Marrocos pelas declarações de Hilale feitas na quarta-feira anterior. O ministério argelino salientou que, na ausência de uma resposta positiva e adequada da parte marroquina, foi decidido hoje convocar o embaixador argelino em Rabat para consultas. Também não exclui a adopção de outras medidas, dependendo da evolução desta questão, diz a declaração.

Durante dois dias, Rabat permaneceu em silêncio e não considerou necessário responder ao pedido argelino. No entanto, este domingo, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Argélia, perante o silêncio de Marrocos, deu o primeiro passo, acrescentando que não exclui a tomada de outras medidas, tais como a expulsão do embaixador ou o corte de relações, dependendo da evolução do assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário