sábado, 17 de julho de 2021

Morreu a atriz Pilar Bardem. O Povo Saharaui chora a sua morte.

 


Pilar Bardem, grande atriz do cinema espanhol, morreu aos 82 anos de idade, como confirmam os seus filhos, os também actores Carlos, Javier e Mónica. "Queremos partilhar a notícia de que Pilar Bardem, a nossa mãe, o nosso exemplo, faleceu. Ela foi pacificamente, sem sofrimento e rodeada pelo amor dos seus entes queridos. Sabemos do afeto e admiração que muitas pessoas sentiram por ela, dentro e fora de Espanha, pela actriz e pela lutadora e sempre solidária pessoa que ela era. Agradecemos-vos do fundo do coração pelo vosso amor pela nossa mãe", lê-se na declaração na qual a triste notícia foi anunciada.

 

Madrid (ECS). - Dia triste para as artes cénicas, mas também para o povo do Sahara Ocidental. Pilar Bardem, a matriarca de uma das sagas mais bem sucedidas e prolíficas de actores, morreu no sábado aos 82 anos de idade, em consequência de uma doença pulmonar.

Assim que as notícias chegaram às primeiras páginas, associações de apoio ao povo saharaui, ONG saharauis, ativistas e utilizadores da Internet em redes sociais lamentaram a morte de uma das grandes defensoras da justa causa saharaui. Bardem defendeu o povo saharaui até ao último suspiro da sua vida.

A artista perdeu a sua vida na Clínica Ruber em Madrid, segundo a revista Semana, e a mesma revista confirmou que os seus restos mortais serão cremados amanhã, domingo 18 de Julho, em El Escorial.

A notícia chocou todos os representantes da indústria cinematográfica e teatral espanhola, e algumas caras conhecidas já começaram a comentar a morte de Pilar Bardem.

"Pilar Bardem foi uma grande companheira, um ponto de referência e uma mulher que lutou por direitos como poucas outras. Ela era uma história viva do cinema. Foi uma honra trabalhar contigo. Sentiremos a tua falta. Voar alto", escreveu a atriz espanhola Lidia San José na sua conta do Twitter.

Por seu lado, o Festival Internacional do Sahara (FiSahara) lamentou a morte de Bardem. "Todo o nosso apoio à família Bardem nestes momentos difíceis, obrigado por tantos anos de apoio ao povo saharaui ... sempre vos levaremos no nosso coração", disz o FiSahara na sua conta do Facebook.

FANDAS Sahara, Federation of Sahara Support Associations of Andalusia, lamentou a morte de uma lenda viva do cinema espanhol. "Pilar Bardem faleceu. Recordamo-la por muitas razões, mas sem dúvida sempre defendendo a bandeira de uma causa justa como a do povo saharaui. Partilhamos faixas, manifestações, reuniões e sempre por um Sahara livre como cumprimento obrigatório pela autoridade internacional indignada com a injustiça e os direitos humanos não cumpridos. As nossas mais sinceras condolências à família Bardem. Descanse em paz", escreveu a Federação na sua conta do Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário