domingo, 8 de agosto de 2021

Frente Polisario apela à Binter Canarias para suspender os voos para o território ocupado do Sahara Ocidental, e ameaça a companhia aérea com ações judiciais contra a sua atividade




Agencia EFE - Las Palmas (ECS). - A A Frente Polisario apelou à companhia aérea canária "Binter Canarias" para suspender imediatamente os seus voos para o Sahara Ocidental que foram recentemente retomados, e adverte a companhia para a instauração de uma ação judicial contra a sua atividade. "Este é um negócio ilegal que afeta um território ilegalmente ocupado por Marrocos", afirma a carta da Frente Polisario divulgada pela EFE.

Na carta enviada ao presidente da companhia aérea Binter, o representante da Frente Polisario em Espanha, Abdullah Arabi, exprime a indignação do movimento saharaui perante a decisão de retomar os voos entre os aeroportos da Gran Canaria e El Ayoun ocupado, a capital histórica do território.

Al Arabi recorda que o território do Sahara Ocidental foi incluído por uma resolução da Assembleia Geral da ONU de 1963 na "lista dos Territórios Não Autónomos", o que lhe confere "um estatuto jurídico distinto e separado do do Estado que o ocupa".

"Todos os membros da comunidade internacional têm a obrigação de não reconhecer a persistente ocupação ilegal do território do Sahara Ocidental e, sobretudo, de não contribuir para a sua consolidação", sublinhaou Al Arabi na sua carta.

O representante da Frente Polisario recorda também o último acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia de Fevereiro de 2018, que proíbe acordos com Marrocos que incluam a região do Sahara Ocidental, como é o caso da empresa Binter Canarias, sem que o povo saharaui dê o seu consentimento, algo que não aconteceu neste caso.

Em conclusão, a Frente Polisario quer denunciar que a atividade da companhia aérea das Canárias "contribui para o objetivo de Marrocos de legitimar a ocupação ilegal do Sahara Ocidental".

Sem comentários:

Enviar um comentário