sábado, 14 de agosto de 2021

O despoletar da 'Primavera Árabe' de Marrocos está finalmente aí?



 

Depois da imolação pelo fogo de um condutor de carroças, centenas de marroquinos protestaram contra o seu governo. Mas este não é o primeiro caso deste tipo e provavelmente não será o último.

No início desta semana, centenas de marroquinos protestaram na cidade de Sidi Bennour contra a morte de Yassine Lekhmidi, um homem de 25 anos.

 

Deutsche Welle - Em Julho, a polícia local confiscou uma carroça de alimentos que Lekhmidi conduzia porque não estava a usar uma máscara facial de proteção contra a COVID-19. Apesar de ter pago uma multa pela infração, a polícia recusou-se a devolver a sua carroça.

Perante a perda de uma importante fonte de rendimento para a sua família, Lekhmidi pegou fogo a si próprio. O jovem foi hospitalizado com queimaduras de terceiro grau a 28 de Julho e morreu dos ferimentos a 6 de Agosto.

Durante a última semana, centenas de habitantes locais de Sidi Bennour saíram à rua para exigir justiça para Lekhmidi e a sua família. Os marroquinos noutras partes do país mostraram-se cautelosamente solidários com a causa.

"Penso que os cidadãos têm o direito de protestar mas devem fazê-lo legalmente", disse Imad, um estudante de 27 anos de Rabat, à DW.

"Têm havido aqui alguns protestos recentemente. É o impacto negativo do coronavírus", acrescentou Abdullah, um retalhista de vestuário de 40 anos de Salé. "A meu ver, isso é normal". As pessoas têm o direito de apelar à justiça social".

 

O regresso da Primavera Árabe?

Os protestos em Sidi Bennour têm vindo a diminuir nos últimos dias. Ainda assim, observadores internacionais rapidamente se perguntaram se a morte de Lekhmidi poderia desencadear protestos mais amplos, com muitos a desenharem paralelos entre a sua auto-imolação e a de Mohamed Bouazizi.

A morte de Bouazizi, um vendedor de rua tunisino, em 2010, em circunstâncias semelhantes, é largamente considerada como tendo sido o rastilho da revolução popular contra a ditadura tunisina em 2011, o que por sua vez inspirou os chamados protestos da Primavera Árabe.

Mas, de facto, a morte de Lekhmidi não é o primeiro caso deste tipo em Marrocos a ter desencadeado protestos anti-governamentais. Ao longo da última década, houve de facto vários incidentes em que a injustiça após um confronto com as autoridades trouxe os marroquinos para as ruas.

Isto ocorreu, por exemplo, em 2012, quando cinco diplomados universitários desempregados se incendiaram no exterior de um edifício do Ministério da Educação durante protestos anti-governamentais na capital Rabat. Uma pessoa morreu no incidente.

Em 2017, milhares de marroquinos protestaram contra a morte de dois irmãos encurralados numa mina de carvão abandonada na cidade de Jerada. Os homens, desempregados, tinham estado a extrair carvão das perigosas minas e depois a vendê-lo aos "barões do carvão" locais, alguns dos quais ocupavam cargos governamentais.

 


Objectos de desprezo

Possivelmente o evento mais conhecido - e mais horripilante - ocorreu em 2016, quando a polícia confiscou várias toneladas de espadarte de um peixeiro, Mouhcine Fikri, na cidade costeira de Hoceima.

Desesperado para recuperar a sua valiosa mercadoria, Fikri saltou para a parte de trás de um camião do lixo para onde o peixe tinha sido atirado.

Embora as autoridades locais o tenham negado mais tarde, um funcionário governamental terá dito ao operador do camião para o "moer". Fikri foi esmagado até à morte na parte de trás do veículo enquanto os funcionários ficavam a postos.

Nos dias que se seguiram, milhares de habitantes locais manifestaram-se pela justiça para Fikri e pensa-se que a sua morte tenha dado início ao movimento de protesto local Hirak al-Shaʿbi na região marginalizada do Rif, em Marrocos.

O que estes incidentes têm em comum é o "hogra", que é definido como "um sentimento de ser objecto de desprezo, injustiça estrutural e humilhação", associado a "funcionários estatais que tornam a vida inacessível", explica o Arab Studies Institute, um grupo de reflexão com sede nos EUA, num léxico online que define os termos provenientes de movimentos de protesto no Norte de África.

 

Sob vigilância

Marrocos tem um parlamento eleito e é uma monarquia constitucional. Mas na realidade, é o Rei Mohamed VI, que está no trono há mais de 22 anos, que exerce a maior parte do poder político e económico

No passado recente, as autoridades do país têm sido rápidas a lidar com protestos e greves anti-governamentais. Permitem que algumas manifestações se realizem, mas reagem rapidamente a sérios desafios. Por exemplo, no caso do malfadado peixeiro, o rei prometeu uma investigação. No espaço de dias, vários alegados responsáveis tinham sido presos.

Mas depois, noutras situações, vozes dissidentes, jornalistas de investigação e manifestantes são policiados, por vezes duramente. Por exemplo, em finais de 2017, na sequência da indignação pela morte do peixeiro, foi aprovada uma lei que permitiu às autoridades marroquinas suprimir ainda mais impiedosamente o movimento Hirak al-Shaʿbi.

Esta é uma parte da razão pela qual os protestos permanecem isolados em Marrocos e não conseguiram crescer em qualquer tipo de momento revolucionário a nível nacional, segundo os habitantes locais.

"Quando se tem um sistema de segurança como este, é realmente difícil ir para a rua para protestar ou fazer exigências", disse à DW um ativista da sociedade civil em Rabat - que pediu anonimato por medo de retaliação. "Toda a gente conhece alguém que trabalha no aparelho de segurança, já que é tão amplamente difundido e tão grande. Isso desencoraja realmente as pessoas de saírem para as ruas".



Pressão pandémica

Além disso, a oposição está dividida. "É sempre difícil saber quando um movimento de protesto vai escalar - ou ir a lado algum", disse Jacob Mundy, um investigador no Conselho Europeu das Relações Exteriores e professor associado sobre o Médio Oriente e o Magrebe na Universidade de Colgate, em Nova Iorque. "A última grande onda de protestos em Marrocos ficou enredada em questões étnicas separatistas no norte do país, uma política que a maioria dos marroquinos não partilha. Se os protestos em Marrocos se generalizarem por todo o país, então isso poderá ser um sinal de que algo é diferente desta vez".

Tem sido sugerido que a pandemia da COVID-19 pode estar a fazer essa diferença, uma vez que a crise sanitária está a pressionar o que os observadores descrevem como a "narrativa de autoritarismo benevolente de Marrocos".

O confinamento, a falta de turismo e o consequente impacto na economia aumentaram as desigualdades de rendimentos pré-existentes, que, segundo um relatório da OCDE de 2018, já eram piores em Marrocos do que em qualquer outra nação do Norte de África.

À medida que a pressão social se construiu no interior do país, os habitantes locais dizem que também houve mais repressão da opinião dissidente. Eles falam de revelações recentes sobre a utilização pelo governo marroquino do spyware digital Pegasus para visar advogados e jornalistas de direitos humanos como prova, bem como da detenção de jornalistas independentes frequentemente sob acusações não relacionadas e contestadas.

 

Marrocos num "declive escorregadio de mau para pior”

"Os efeitos da pandemia do novo coronavírus correm o risco de diminuir a capacidade da monarquia de subjugar a população e limitar a dissidência política... politicamente, a crise sanitária reforçou o autoritarismo do regime", confirmaram os peritos do Carnegie Endowment for International Peace num comentário de Julho de 2020.

"Mesmo há dois anos atrás, fazer uma entrevista como esta não teria sido um problema", concluiu o activista de Rabat, "mas agora é muito mais difícil dar voz às exigências, não importa quem seja".

"Muitas pessoas aqui trabalham na economia informal ou no dia-a-dia, como operários", disse o activista à DW. "A pandemia fechou tudo isso. Por isso é cada vez mais difícil para as pessoas ganharem a vida. Pela primeira vez, ouvi falar de pessoas que passam fome em algumas das maiores cidades de Marrocos. E depois parece haver também tentativas sistemáticas de não deixar as pessoas falarem abertamente sobre o assunto. Parece que estamos num declive escorregadio", concluiu o activista, "e a ir de mal a pior".


Sem comentários:

Enviar um comentário