sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Presidente do Comité de Defesa do Senado dos EUA defende um referendo para o Sahara e denuncia a repressão marroquina nas zonas ocupadas

 



Sidi Maatala (ECS) O senador norte-americano James Inhofe, intervindo perante o Congresso norte-americano, defendeu o direito do povo saharaui à autodeterminação, apontando os obstáculos deliberadamente impostos pelo Reino de Marrocos à realização deste objectivo e denunciando as violações dos direitos humanos cometidas pelas autoridades marroquinas nos territórios saharauis ocupados.

Inhofe, senador pelo Oklahoma e também presidente da Comissão de Defesa do Senado dos EUA, recordou que durante décadas todos concordaram com a necessidade de organizar um referendo sobre a autodeterminação no Sahara Ocidental, incluindo o Tribunal Internacional de Justiça em 1975, as Nações Unidas, o Tribunal de Justiça Europeu e a União Africana.

Após mais de uma década de violência por parte de Marrocos, as Nações Unidas intervieram finalmente, em 1991, e as duas partes (Marrocos e a Frente Polisario) decidiram estabelecer um cessar-fogo e um referendo para a autodeterminação: A determinação do povo saharaui foi decidida, mas este referendo nunca se realizou".

Marrocos sabe que perderia rapidamente se o referendo fosse organizado. Nunca aceitaria um referendo que incluísse a possibilidade da independência do Sahara Ocidental.

James Inhofe lamentou que a comunidade internacional não tenha reagido à repressão das autoridades marroquinas contra os civis saharauis durante as manifestações organizadas em Novembro último em El Guerguerat, salientando que este acto de violência foi a causa do reinício das hostilidades entre as duas partes após quase trinta anos de cessar-fogo.

O pior, segundo o presidente do Comité de Defesa, foi "a mudança na política norte-americana" sobre a questão saharaui, sublinhando a proclamação do ex-presidente norte-americano Donald Trump, que, em Dezembro de 2020, disse reconhecer a alegada soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental. No entanto, Inhofe evitou em todo o momento nomear Trump.

"Esta proclamação é ilegal e contradiz décadas de política dos EUA", acrescentou. "A questão da autodeterminação é algo muito significativo para nós ao longo da história do nosso país", salientou James ''Jim'' Inhofe durante o seu discurso.

O senador norte-americano abordou também o sofrimento do povo saharaui e na repressão imposta, em particular, aos ativistas dos direitos humanos e aos jornalistas. Citou, a este respeito, uma declaração da ativista saharaui, Sultana Khaya, na qual afirmava que "a repressão imposta ao povo do Sahara Ocidental dura desde 1975 e continuará até ao fim da ocupação".

 


Sem comentários:

Enviar um comentário