quinta-feira, 23 de setembro de 2021

A atribuição ao rei Mohamed VI de Marrocos de um denominado "Prémio da Paz Jean Jaurès": Burla e/ou “ a grande encenação”

 


Reproduzimos o artigo publicado pelo órgão de comunicação online marroquino Yabiladi . Sem comentários ! :

Um "Prémio da Paz Jean Jaurès" foi atribuído na terça-feira ao Rei Mohamed VI, o que foi amplamente noticiado na imprensa marroquina. O enigmático "Centro Europeu para a Paz e Resolução de Conflitos" é o autor. Yabiladi rastreou a origem deste prémio e do centro.

Um centro francês denominado "Centro Europeu para a Paz e Resolução de Conflitos" atribuiu na terça-feira um "Prémio Jean Jaurès da Paz" ao rei marroquino Mohammed VI, e a informação não deixou de ser captada por vários meios de comunicação social nacionais tais como 360º, L'Economiste ou H24info. Yabiladi analisou este centro para compreender a sua ação e o que o levou a honrar o Rei, levantando vários elementos preocupantes sobre a seriedade da organização e as suas práticas.

O Centro Europeu para a Paz e Resolução de Conflitos (CEPRC) foi fundado em França em Dezembro de 2019, de acordo com uma declaração no jornal oficial, e enquanto os fundadores declararam o seu objectivo como "análise de conflitos e análise institucional; construção e/ou reforço das capacidades institucionais na gestão de conflitos", as suas áreas de atividade foram mantidas como fazendo dele parte "caridade humanitária, ajuda ao desenvolvimento, desenvolvimento voluntário".

Se olharmos para o anúncio do "centro", notamos que a presumível autora do artigo utiliza uma fotografia que não é dela e que aparece em dezenas, se não centenas de websites antes da sua utilização no website do CEPRC. A autora não pode ser encontrada na web, o que suscita dúvidas sobre a sua existência. No entanto, esta não é a única fotografia tirada da Internet, dezenas de outras, supostamente representando membros do centro em reuniões, são na realidade tiradas de bancos de imagens.


Plágio

Os artigos publicados pelo site, assim como as fotografias, não representam o trabalho do centro, todos são plagiados quase sem qualquer alteração de sites de terceiros que nunca são citados. A Amnistia Internacional tem sido plagiada várias vezes pelo CEPRC, que simplesmente substitui "Amnistia Internacional" por "Centro Europeu para a Paz e Resolução de Conflitos" quando necessário.

Mas o centro não atribui apenas artigos a outros jornalistas, vários vídeos de uma conferência estão disponíveis na página do Youtube do CEPRC, que afirma na descrição que a conferência foi organizada por eles. No entanto, uma pesquisa rápida revela o comunicado de imprensa do evento e o centro não se encontra em lado nenhum. A conferência foi de facto organizada pela Escola de Negócios de Paris e o centro apenas captou imagens e ficou com os louros da sua organização.”

Sem comentários:

Enviar um comentário