sexta-feira, 10 de setembro de 2021

A morte do ex-preso político saharaui Mbarek Omar Brahim (Daudi)

 


Por Sidi Maatala/ECS

El Aaiún ocupada (ECS) 09-09-2021 - Após anos de luta, prisão, tortura e detenção incomunicável, o ex-preso político saharaui Mbarek Omar Brahim (Daudi) morreu hoje em consequência da tortura nas prisões marroquinas. Este defensor dos direitos humanos saharaui, para quem a ONU apelou à sua libertação em agosto de 2018, deixou a prisão de Bouzakarn (Marrocos) a 28 de Março de 2019, tendo morrido hoje aos 60 anos, após uma vida de luta e resistência pela liberdade do seu povo.

Daudi foi um ativista el a autodeterminação do povo saharaui. Casado com cinco filhos (quatro dos quais na prisão), viveu em Guelmim, na faixa das terras saharauis perto do Cabo Juby entregues a Marrocos pela Espanha em 1958. Os habitantes originais dessa zona são saharauis e sofrem um tratamento semelhante ao das zonas ocupadas do Sahara Ocidental.

Durante a sua estadia numa prisão marroquina, Daudi desencadeou várias greves da fome para protestar contra a detenção incomunicável a que foi sujeito, os maus tratos e em solidariedade com outros presos políticos saharauis, bem como o assédio sofrido pela sua família. O defensor dos direitos humanos morreu após muitos anos de luta e sacrifício pela liberdade do Sahara Ocidental.

Sem comentários:

Enviar um comentário