segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Sahara Ocidental/direitos humanos: Grupo de Genebra apela à "ação" face à repressão marroquina




20-09-2021 – Genebra (APS) – O Grupo de Apoio de Genebra para a Proteção e Promoção dos Direitos Humanos no Sahara Ocidental exortou esta segunda-feira a comunidade internacional a "agir" para ajudar a pôr fim à crise dos direitos humanos e humanitários no Sahara Ocidental ocupado "enviando uma mensagem clara a Marrocos de que não pode agir impunemente.

O Grupo de Apoio de Genebra, composto por 300 organizações membros de todo o mundo, "apela urgentemente à comunidade internacional para proteger os defensores dos direitos humanos saharauis, jornalistas e presos políticos cujas vidas estão em risco devido à brutal campanha de repressão lançada por Marrocos após o reatamento do conflito armado no Sahara Ocidental em novembro passado".

O Grupo de Genebra apela assim à "ação urgente da comunidade internacional para ajudar a pôr fim à crise humanitária e dos direitos humanos no Sahara Ocidental ocupado, enviando uma mensagem clara a Marrocos de que não pode agir com impunidade".

Embora o Grupo de Trabalho da ONU sobre Detenção Arbitrária e o Relator Especial sobre Defensores dos Direitos Humanos, bem como organizações internacionais, tenham relatado recentemente numerosos casos de abuso, a proibição de entrada quase total de Marrocos a observadores e meios de comunicação social internacionais de direitos humanos bem como a falta de um mandato de direitos humanos para a missão de manutenção da paz da ONU no Sahara Ocidental (MINURSO), incitaram as autoridades marroquinas a perpetrar violações sistemáticas e grosseiras dos direitos humanos sem medo aparente de consequências, deplora o Grupo deplora.

O fracasso em responsabilizar Marrocos por esta repressão e agressão "conduzirá a abusos mais graves", adverte.

O Grupo de Genebra irá realizar uma conferência de imprensa a 22 de setembro com defensores internacionais e vítimas saharauis, durante a qual irá lançar uma campanha global intitulada "No Sahrawi will be forgotten" (“Nenhum Saharaui será esquecido”), apelando à proteção dos saharauis perseguidos no Sahara Ocidental ocupado pelo Reino de Marrocos.

Os saharauis "foram abandonados pela comunidade internacional", segundo os organizadores da campanha, que visa quebrar o silêncio em torno do Sahara Ocidental. "Os saharauis sob ocupação precisam agora da nossa ajuda. Marrocos deve saber que não pode continuar a violar impunemente as leis internacionais humanitárias e de direitos humanos", afirmam.

A campanha inclui manifestações em todo o mundo em frente de instituições-chave, uma campanha de redação de cartas aos principais decisores, apresentações sobre os meios de comunicação social, e muitas outras ações, segundo disseram.

Sem comentários:

Enviar um comentário