domingo, 17 de outubro de 2021

Sociedade chinesa "Molybdenum" anuncia o fim permanente da extração de fosfatos no Sahara Ocidental ocupado

 



Pequim (APS) – A empresa chinesa de fosfatos "Molybdenum" anunciou, numa mensagem ao Western Sahara Resource Watch (WSRW), que renunciou definitivamente à aquisição de rocha fosfática saqueada do Sahara Ocidental ocupado.

Em 2020, o WSRW acompanhou os camiões que transportaram a rocha fosfática do porto de Santos (Brasil) para uma zona industrial fechada, disse o WSRW numa declaração publicada no seu sítio web.

Segundo informações recolhidas pela organização, foram identificados outros importadores envolvidos no comércio de fosfato do Sahara Ocidental, o primeiro dos quais é a empresa brasileira associada à empresa chinesa " Molybdenum", que se recusou a dar informações aos meios de comunicação locais após ter reconhecido a ilegalidade da sua atividade.

A empresa chinesa anunciou aos investidores que porá termo a todas as importações de fosfato do Sahara Ocidental no futuro através das suas empresas na China e no Brasil, conforme nota o comunicado da WSRW.

Por outro lado, uma empresa canadiana tinha anunciado a suspensão das suas importações de fosfatos do Sahara Ocidental desde 2018 devido à pressão dos seus investidores, o que levou à redução das exportações em quase 50%".

Desde então, Marrocos tem estado à procura de novos investidores, mas sem sucesso. Em contraste, as exportações de fosfatos para o México tinham sido retomadas em julho de 2021, apesar de ser um Estado que reconhece a República Árabe Saharaui Democrática e com o qual mantém relações diplomáticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário