domingo, 21 de novembro de 2021

Entrevista a Sultana Khaya, após um ano de prisão domiciliária por defender a liberdade e a independência do Sahara Ocidental


Luaara e Sultana Khaya


Um ano sob arresto domiciliário, na cidade de Bojador, juntamente com a irmã e a mãe de 84 anos, Sultana Sidi Brahim Khaya prossegue a sua luta de resistência pela liberdade e independência do seu povo, apesar da brutal repressão que se abate sobre ela e sua família por parte das autoridades de ocupação marroquinas.



20-11-2021 - Desde que Marrocos violou o cessar-fogo em novembro de 2020, Sultana tem estado sitiada em sua casa com a sua família. Apesar da polícia e as forças militares marroquinas cercarem a sua casa e agirem violentamente contra ela e a sua família, Sultana e a sua irmã, Luaara, continuam a sair de casa, hasteando bandeiras saharauis e gritando palavras-de-ordem a favor da independência do Sahara Ocidental e de apoio à Frente Polisario. Este cerco, segundo ao ativista, é apenas um exemplo da repressão sofrida pela população saharaui nos territórios ocupados.

Reproduzimos uma entrevista que a ativista deu ao órgão de comunicação online ECSaharaui.


Nasceste no Sahara Ocidental ocupado por Marrocos. Como foi a tua infância como criança saharaui que cresceu vivendo com a ocupação?

A minha infância, como a infância de qualquer criança saharaui nascida nos territórios saharauis sob ocupação marroquina, não foi uma infância fácil, crescemos vivendo com as detenções e a repressão dos nossos familiares e vizinhos, crescemos a suportar o racismo não só do regime de ocupação marroquino, mas também dos colonos marroquinos com os quais somos forçados a viver. Isto obriga-nos a perceber desde muito jovens o que está a acontecer e leva-nos a tornarmo-nos muito conscientes dos problemas do Sahara Ocidental desde muito pequenos.


Quando tomaste conhecimento do conflito no Sahara Ocidental?

Recordo que em 1993 o regime marroquino começou com detenções em massa de saharauis e também com os acontecimentos de 1999, quando voltámos a sofrer as detenções e torturas de dezenas de saharauis por parte das forças marroquinas. Isso fez-nos tomar consciência de tudo o que estava a acontecer e da magnitude da ocupação que sofremos enquanto saharauis. As nossas famílias disseram-nos que a outra parte do nosso povo se encontrava em campos de refugiados, que tudo o que sofremos se devia a uma ocupação militar marroquina dos nossos territórios que começou em 1975. Ouvíamos também secretamente a rádio saharaui, que emite do outro lado do muro, e que nos transmitiam a mensagem de que o povo saharaui continua a resistir do outro lado, nos campos de refugiados na Argélia. Tudo isto criou em nós um amor pelo nosso país ferido e despertou um sentimento revolucionário em muitos jovens nos territórios ocupados, como no meu caso.




Quando começou o teu ativismo contra a ocupação marroquina do Sahara Ocidental e em defesa dos direitos humanos?

O meu ativismo começou na intifada de 2005 durante a revolta popular em todas as cidades do Sahara Ocidental sob ocupação marroquina. Lembro-me da "Quinta-feira Negra", um protesto em massa na minha cidade, Bojador, onde as forças de ocupação marroquinas intervieram de forma brutal, deixando dezenas de pessoas feridas e presas. Esses protestos, essa intifada, marcaram o início do meu compromisso com a revolução saharaui, que continua até aos dias de hoje.


Em 2007, quando participavas numa manifestação pacífica de protesto com outros estudantes, um polícia marroquino enfiou o seu bastão na tua órbita e arrancou-te o olho direito. Como te lembras desse momento?

Foi em 9 de maio de 2007 que perdi o meu olho direito. Nesse dia, jovens estudantes saharauis organizaram uma manifestação pacífica contra a ocupação marroquina e, numa intervenção policial contra esse protesto, um polícia marroquino enfiou o seu cassetete na minha órbita e arrancou-me o olho direito.

Devo dizer que é verdade, perdi um olho, mas perdi-o pela minha causa e pelo meu povo, hoje considero que todo o povo saharaui é o meu olho e que, apesar de ter perdido um olho, continuo a ver um Sahara livre e independente e continuarei a lutar por ele.

Arrancaram-te o teu olho e carregas feridas e cicatrizes por todo o corpo devido à tortura que sofreste às mãos dos carrascos do regime marroquino…

A tortura, a repressão, todas as atrocidades cometidas pelo regime marroquino nos territórios do Sahara Ocidental não só são contra mim como são algo que centenas de saharauis sofreram. A tortura, repressão, humilhação e maus tratos a que fui sujeita, considero que não é nada porque dediquei a minha vida a esta luta pelos direitos do meu povo e a esta revolução de gerações que lutam contra uma ocupação feroz.

Gostaria de salientar que tudo o que sofri, tudo o que estou a sofrer às mãos das forças do regime de ocupação marroquino, é para mim motivo de orgulho, porque defendo a verdade, a honra e o direito do meu povo.

Perguntas-me o que me motiva a continuar a lutar… acredito realmente que ainda não fiz nada, milhares de saharauis, mulheres e homens, deram as suas vidas por esta luta e por esta causa, considero que até agora nada fiz em comparação com os camaradas que deram as suas vidas por esta luta digna. O que me motiva a seguir o exemplo daqueles que deram as suas vidas é o amor pela nossa terra, o amor pela nossa liberdade e a imensa rejeição que todos os saharauis dão ao abrigo de qualquer potência ocupante que nos queira extinguir ou fazer desaparecer como nação. A minha luta tem apenas um destino e que é alcançar liberdade e independência para a nossa terra e viver com dignidade e liberdade ou morrer como tantos outros que morreram a lutar por este objetivo, não vejo qualquer outra opção.




Há um ano que te encontras em prisão domiciliária, a tua casa está cercada pela polícia e pelas forças militares marroquinas, tu e a tua família sofreram maus tratos físicos e psicológicos. Como é que este cerco começou e porquê?

Este cerco dura há exatamente um ano, e estamos a viver um inferno. Tudo começou com o sreatar da guerra entre Marrocos e a Frente Polisario depois de Marrocos ter violado o acordo de cessar-fogo na zona-tampão de El Guerguerat. Logo que cheguei, fui detida no posto de controlo policial à entrada da cidade de Bojador, fui humilhada e maltratada, os agentes que me detiveram pediram-me para me comprometer a não fazer qualquer atividade ou manifestação pelos direitos do povo saharaui e eu respondi que o meu único compromisso é com a revolução do meu povo.

Quando cheguei a casa, descobri que as forças policiais marroquinas tinham violado as minhas irmãs e que a minha idosa mãe tinha sofrido um golpe na cabeça. Quando vi isto, levantei a bandeira saharaui e saí à rua para gritar que hoje mais do que nunca vou continuar a lutar pacificamente pelos direitos do meu povo. Rapidamente a minha casa foi cercada pela polícia e forças militares marroquinas sitiaram a minha casa.

Ninguém nos pode visitar, os membros da minha família dificilmente podemos sair, temos dificuldades até mesmo em sair para comprar alimentos básicos. Devido a esta situação, a minha irmã Bouta Khaya perdeu o seu filho de dois meses e meio e à minha outra irmã Luaara Khaya partiram-lhe o braço partido.

Mas eu e a minha família continuamos a resistir e a gritar pela liberdade e independência do nosso povo.

A 13 de fevereiro fomos novamente atacadas e a minha irmã Luaara perdeu vários dentes devido a um golpe de agentes marroquinos. Um agente marroquino bateu-me na cabeça.

Seis dias depois, alguns camaradas saharauis tentaram aproximar-se da minha casa e quando saímos para nos juntarmos a eles, agentes marroquinos espancaram-nos e arrastaram-nos de volta para casa.


Tens medo da morte?

A morte é obrigatória, mas a humilhação não é. Morrer por esta causa é uma fonte de orgulho para mim e perdi o meu medo há muito tempo, a única coisa por que anseio é a dignidade e liberdade do meu povo. Não temo a morte, não temo a prisão ou a tortura. Tenho dedicado a minha vida a esta revolução.


Qual é o teu sonho?

O meu sonho... - Sultana deixa aparecer um leve sorriso no seu rosto - o meu sonho é a independência total da nossa terra, o fim da ocupação marroquina. O meu sonho é que o nosso povo nos campos de refugiados possa regressar às suas terras, o meu sonho é poder caminhar pelas ruas da minha cidade, Bojador, sabendo que o regime de ocupação marroquino desapareceu, que a sua presença aqui é apenas a memória de um pesadelo amargo. O meu sonho é poder ajudar a construir um Estado saharaui livre e independente, onde todos gozemos dos nossos direitos à nossa terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário