terça-feira, 16 de novembro de 2021

Marrocos: parceiro ou marioneta de Israel?


Mohamed VI: poderá Israel salvar a anexação do Sahara e a perenidade da monarquia?

(ECS-AAPSO) – 16-11-2021 - O Ministro da Defesa do Estado sionista, Benny Gantz, viajará para Marrocos nos dias 24 e 25 de Novembro. Segundo o diário espanhol El Español, Gantz vai assinar um acordo com Abdellatif Loudiyi, o ministro delegado encarregado da administração da defesa de Marrocos, para a construção de uma base militar a sul da cidade autónoma espanhola de Melilla.

O ministro israelita reunir-se-á também com o ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, Nasser Bourita. Assinará também memorandos de entendimento com as autoridades marroquinas no sector do armamento.

Gantz será acompanhado na sua visita a Marrocos por peritos e funcionários representantes da indústria de armamento para, entre outras coisas, discutir oportunidades de investimento em cooperação militar e de defesa, de acordo com o canal de televisão árabe Al-Arabiya.

De acordo com a mesma fonte, a colaboração estende-se ao projeto de construção de uma base militar perto de Melilla. "Esta parceria vai além dos acordos de Abrahams assinados com os Estados Unidos em Dezembro de 2020", alertam fontes de informação consultadas pela EL ESPAÑOL.

Israel e Marrocos anunciaram o restabelecimento das suas relações oficiais em dezembro de 2020. Uma decisão anteriormente anunciada pelo ex-Presidente dos EUA Donald Trump e que foi descrita como "histórica" pelo então Primeiro-Ministro israelita Benjamin Netanyahu.

Este restabelecimento terá como resultado a abertura de voos directos entre os dois países e a abertura de gabinetes de ligação.

Em troca, Trump reconheceu a soberania marroquina sobre o território ocupado do Sahara Ocidental, a antiga colónia espanhola ocupada por Marrocos desde 1975 e que as Nações Unidas vêm prometendo um referendo de autodeterminação desde os tempos de Franco, na década de 60 do século passado.




Sem comentários:

Enviar um comentário