domingo, 14 de novembro de 2021

Migração clandestina marroquina “invade” Canárias




Sete pessoas foram encontradas mortas este sábado a bordo
de uma embarcação naufragada ao largo da ilha Gran Canária.


Pelo menos 14.720 migrantes chegaram de forma irregular às ilhas Canárias entre 01 de janeiro e 15 de outubro, quase o dobro face ao mesmo período do ano passado, de acordo com os últimos dados do Ministério do Interior espanhol.

LUSA – 14-11-2021 - Sete pessoas foram encontradas mortas este sábado a bordo de uma embarcação naufragada ao largo da ilha Gran Canária, Espanha, e uma oitava morreu em terra, informaram hoje os serviços de resgate de Espanha.

Os ocupantes da embarcação, 62 no total, de origem magrebina, andaram à deriva durante pelo menos uma semana, indica a agência France Presse.

Três dos ocupantes foram transportados para o hospital de helicóptero e vários outros foram hospitalizados depois de chegarem ao porto de Arguineguín, na Gran Canária, segundo precisaram os serviços de resgate.

A rota da África Ocidental, que atravessa o oceano Atlântico e a costa oeste de África até às Canárias, é conhecida por ser extremamente perigosa, por causa das fortes correntes marítimas.

Pelo menos 887 migrantes morreram, incluindo 60 crianças, ao tentar fazer a travessia marítima até às Canárias desde o início do ano, mais do dobro do número registado no mesmo período em 2020, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

De acordo com informações avançadas este sábado pela organização Maritime Salvage, 242 migrantes foram resgatados ao largo das ilhas Canárias a bordo de cinco barcos diferentes, entre sexta-feira à noite e a madrugada de sábado.

Os ocupantes dos cinco barcos, de origem magrebina e da África subsaariana, foram resgatados em locais diferentes e encaminhados para vários portos das ilhas Canárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário