domingo, 7 de novembro de 2021

Partido Social Democrata Sueco renova apelo ao reconhecimento do Estado Saharaui


A nova líder do PSD da Suécia, Magdalena Andersson, e actual ministra das Finanças


Gotemburgo (Suécia), 7 de novembro de 2021 (SPS) - O Partido Social Democrata Sueco reafirmou o seu anterior apelo ao reconhecimento do Sahara Ocidental como Estado, bem como o seu apoio às conclusões do Tribunal de Justiça Europeu na sua última decisão de 29 de outubro de 2021, que afirma que o território do Sahara Ocidental não faz parte do Reino de Marrocos e, por conseguinte, não pode ser incluído nos acordos deste último com a União Europeia.

Esta posição foi reafirmada numa recomendação proposta nas conclusões do congresso do partido que hoje encerrou, onde foi expressa a frustração com a evolução dos acontecimentos, que não vão na direção certa no que diz respeito à questão do Sahara Ocidental, salientando a importância de prosseguir o regresso ao processo de paz da ONU entre as duas partes, Marrocos e a Frente POLISARIO.

A recomendação alerta igualmente para a frustração crescente no Sahara Ocidental, especialmente entre os jovens, apesar dos esforços feitos na Suécia a nível oficial e por organizações não governamentais para melhorar a situação da juventude saharaui. (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário