sábado, 11 de dezembro de 2021

Dra. Raabub Mohamed Lamin: “Uma Filha das Nuvens” com Portugal no coração



Raabub Mohamed Lamin, a entrevistada pelo Jornal “La Provincia” – Diario de Las Palmas, é uma personalidade maravilhosa.

Nasceu no Sahara Ocidental, cresceu nos campos de refugiados. Ainda menina foi para Cuba estudar. Aí viveu muitos anos no acolhimento de uma família que hoje chama também como sua. Veio para Portugal, ainda muito jovem, mas já licenciada em Medicina. Aqui batalhou e muito estudou até que o seu curso fosse oficialmente reconhecido e ela pudesse exercer a sua profissão de médica, o que aconteceu após um exame geral de avaliação na Ordem dos Médicos.

A Dra. Raabub aqui trabalhou alguns anos no Hospital de Almada. Casou com um saharaui, também médico, e aqui em Portugal viveu e criou os seus dois primeiros filhos.

Acabou por transitar para Espanha onde vive com uma parte da sua família e continua a exercer a sua especialidade de medicina. Por onde passou deixou amigos e saudades. A aliar à sua competência técnica, tinha um trato humano que nem os seus colegas no Hospital de Almada nem os seus pacientes, nem aqueles que com ela privaram esquecem. A simpatia e a ternura estão-lhe nos “genes”, mas como ela sempre gostava de sublinhar: ”Em Cuba, nas escolas de medicina, sempre nos ensinavam a manter uma relação muito efetuosa com o paciente…Isso fazia parte da terapêutica”.

“Uma verdadeira filha das Nuvens como se chamam os saharauis, uma nómada não por opção mas pelas exigências da vida de um povo sob ocupação”.



Sem comentários:

Enviar um comentário