sábado, 11 de dezembro de 2021

Vice-presidente das Canárias: "os laços com o povo saharaui são históricos e têm em nós um aliado"

 

O vice-presidente regional do  Gvern das Canárias, Román Rodríguez, recebe Hamudi Bucharaya Beyun, primeiro-ministro da RASD


Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), 10 de Dezembro de 2021 (SPS)- A solidariedade do povo das Canárias materializou-se também de forma institucional na 45º EUCOCO, que está a decorrer na ilha de Gran Canaria. O evento, que reuniu mais de 200 delegados de cerca de vinte países, recebeu apoio institucional e logístico das principais instituições insulares.

Isso foi ratificado em numerosas declarações de porta-vozes das Ilhas Canárias. Na manhã de sexta-feira 10, uma delegação saharaui chefiada pelo primeiro-ministro da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), Hamudi Bucharaya Beyun, visitou a sede da presidência do governo das Canárias, onde foi recebido pelo vice-presidente regional, Román Rodríguez.

Durante a reunião, Román Rodríguez transmitiu ao seu homólogo saharaui "a solidariedade e o orgulho que a realização de um evento como o EUCOCO representa para todo o povo das Ilhas Canárias. Se alguma coisa foi explicitada nestes 45 anos, é a solidariedade do povo das Canárias e das suas instituições com o povo do Sahara; em primeiro lugar por razões humanitárias, mas também por respeito ao direito internacional". O vice-presidente disse que a questão saharaui gerou "consenso" em dezenas de projetos e resoluções porque "temos uma relação histórica e fraterna", denunciando que "o poder da geoestratégia e das divisas estrangeiras não pode ser imposto ao Estado de direito". 

Depois disto, um grupo de trabalho de alto nível, que do lado saharaui incluía, além do Primeiro Ministro, o Delegado em Espanha, Abdulah Arabi, o Ministro da Saúde, Jira Bulahi, e o representante das Ilhas Canárias, Hamdi Mansur, reuniu-se com representanres das Ilhas Canárias, representadas por membros do governo e da administração regional.

À tarde, durante a cerimónia de abertura do EUCOCOCO, o Governo das Canárias mostrou mais uma vez o seu empenho através da voz do seu vice-presidente. O Presidente do Conselho da Gran Canária, Antonio Morales, também participou no evento. A isto há que acrescentar os encontros e reuniões com organizações sociais e partidos políticos das ilhas que os representantes saharauis realizaram ao longo dos últimos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário