O adido político da Embaixada dos EUA em Rabat foi a El iún Sahara ocupado, à frente de uma delegação da embaixada norte-americana e reuniu-se com representantes saharauis da ISACOM (Instância Saharaui Contra a Ocupação Marroquina), presidida pelo ativista Aminetou Haidar e de outras organizações pró-indeppendência.
A Instância Saharaui contra a Ocupação Marroquina no Sahara Ocidental (ISACOM), realizou no dia 16 de Dezembro uma reunião com uma delegação da Embaixada dos EUA em Rabat, Marrocos. Segundo um comunicado, este encontro, o segundo do seu género desde o início da guerra no Sahara Ocidental, faz parte de uma visita da delegação americana ao território ocupado do Sahara Ocidental. A reunião, que durou mais de uma hora, teve lugar na sequência de um pedido oficial da Embaixada dos EUA.
Uma delegação da embaixada dos EUA em Rabat chegou à cidade ocupada de El Aaiún na segunda-feira. A delegação era composta pelo conselheiro político da embaixada, David Fisher, e Mohamed Amin Messaoudi, conselheiro da direcção de assuntos políticos da embaixada.
De acordo com diversas fontes, o objetivo da visita foi avaliar a situação dos direitos humanos, económicos e sociais no território saharaui.
A delegação realizou a sua primeira reunião com o chefe da missão da ONU para o referendo no Sahara Ocidental, MINURSO, seguida de uma segunda reunião com um comité pseudo-regional dos direitos humanos criado por Marrocos nos territórios ocupados do Sahara Ocidental. A delegação americana também realizou várias reuniões com associações civis simpatizantes do regime marroquino e de "direitos humanos".
A delegação americana reuniu-se na quarta-feira com o coordenador marroquino junto da MINURSO, seguida de outra reunião com o diretor do Centro Regional de Investimento Marroquino, e depois de uma terceira reunião com Hamdi Ould Rachid, o eterno presidente da Câmara de El Aiún ocupada.
As autoridades de ocupação marroquinas organizaram outras visitas para a delegação norte-americana ao porto de El Aaiún, e para concluir a sua visita à capital saharaui ocupada, os diplomatas norte-americanos reuniram-se com o governador do que a potência ocupante chama a região de El Aaiún, Abdel Salam Bikrat.
Sem comentários:
Enviar um comentário