sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Frente POLISARIO anuncia que a independência do Sahara Ocidental é a única solução para o referendo bloqueado por Marrocos

 

Sidi Mohamed Omar


ECS. Bir Lehlu. | O Representante da Frente Polisario nas Nações Unidas e Coordenador com a missão da MINURSO, Sidi Omar, deu uma conferência de imprensa antes da iminente visita do enviado da ONU ao Sahara Ocidental, Staffan De Mistura, aos campos de refugiados saharauis, sede do governo da República saharaui no exílio. Durante a visita, Omar salientou que o povo saharaui já não vê o referendo sobre a autodeterminação como uma solução possível, mas invoca diretamente o seu legítimo direito à plena independência do Sahara Ocidental.

O representante da Frente Polisario nas Nações Unidas confirmou que o povo saharaui mantém o direito de se defender por todos os meios legítimos. Salientou também que esperarão para ver o que De Mistura tem ou traz antes de declarar a sua posição sobre o Processo de Paz da ONU.

Sobre a posição anunciada ontem pelo ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino após receber o enviado da ONU, Sidi Omar confirmou que o anúncio de Marrocos não é nada de novo. "A nossa posição é defender o direito do povo saharaui à autodeterminação e à independência", disse.

Sidi Mohamed Omar, na conferência de imprensa em que participaram vários meios de comunicação internacionais e realizada hoje no campo de Bojador, abordou os últimos desenvolvimentos da questão saharaui antes da visita de De Mistura. Na mesma linha, deixou claro que é o Conselho de Segurança da ONU que deveria estar mais envolvido em forçar Marrocos a respeitar as suas próprias resoluções, reafirmando que a Frente Polisario mantém a porta aberta a uma solução pacífica que garanta o pleno respeito pelo direito à liberdade e independência do povo saharaui.

Em resposta a uma pergunta do correspondente do jornal argelino Al Khabar sobre o que as autoridades saharauis esperam da visita de De Mistura no meio de uma guerra no Sahara Ocidental, Sidi Mohamed Omar explicou que "o povo saharaui conta com a sua firmeza e vontade de recuperar os seus plenos direitos", acrescentando que "o lado saharaui ouvirá o emissário da ONU, tomaremos nota das propostas que ele traz consigo, do plano que tem para apresentar, e anunciaremos a nossa posição".

O embaixador saharaui salientou que "o conflito do Sahara Ocidental entrou numa nova fase após 13 de Novembro de 2020 com o recomeço da guerra" concluindo que "a participação da Frente Polisario em qualquer processo de paz depende da evolução no terreno e do envolvimento e seriedade do Conselho de Segurança".

Em resposta a uma pergunta da agência noticiosa EFE e à possibilidade de discutir uma solução na actual conjuntura, Sidi Omar foi contundente: "A única solução é garantir o direito não negociável do povo à liberdade e independência, para lá das crises diplomáticas entre a Argélia e Marrocos".

Sem comentários:

Enviar um comentário