quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Staffan De Mistura termina visita à região no meio de apelos a um referendo de autodeterminação

 


Argel 20-01-2022 APS - O enviado pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental, Staffan de Mistura, completou esta quarta-feira a sua primeira visita à região desde a sua nomeação em Outubro passado, tendo como pano de fundo a reafirmação pela Frente Polisario da sua posição a favor de uma solução política baseada num referendo sobre a autodeterminação.

Após ter iniciado a sua viagem a Marrocos, uma das duas partes em conflito, a 13 de Janeiro, o diplomata italo-sueco, cuja principal missão é relançar o processo político no Sahara Ocidental, visitou os campos de refugiados saharauis a 15 e 16 de Janeiro, onde se encontrou com vários dirigentes da Frente Polisario, o único representante legítimo do povo saharaui.

No sábado, dirigentes saharauis reunidos com o enviado da ONU para o Sahara Ocidental reafirmaram o seu empenho na "plena independência nacional", sublinhando que "o referendo continua a ser uma solução mediana aceitável".

Recordaram também que foi a agressão marroquina contra civis saharauis desarmados na zona tampão de El-Guerguerat, a 13 de Novembro de 2020, que torpedeou o acordo de cessar-fogo.

No dia anterior, o membro do Secretariado Nacional da Frente Polisario encarregado da Europa e da União Europeia, Oubi Bouchraya Bachir, tinha indicado que o sucesso da missão de Staffan de Mistura estava dependente da adopção de uma abordagem pacífica para a resolução do conflito, em conformidade com o plano de paz da ONU-UA.

No domingo passado, Staffan de Mistura foi recebido pelo Presidente saharaui e Secretário-Geral da Frente Polisario, Brahim Ghali, na sede da Presidência em Chahid El-Hafed (Rabouni).

Durante as conversações entre as duas partes, o Presidente saharaui reafirmou a posição da Frente Polisario a favor de uma solução justa e equitativa, capaz de garantir ao povo saharaui o seu direito à autodeterminação e à plena independência.

 

A propaganda enganosa de Marrocos exposta a nu

A visita de De Mistura aos campos de refugiados saharauis expôs também a política de propaganda de Marrocos, baseada em mentiras flagrantes sobre a situação dos refugiados saharauis.

Falando na segunda-feira na sua conferência de imprensa diária na sede da ONU em Nova Iorque, o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stephane Dujarric, negou categoricamente informações falsas transmitidas pelos meios de comunicação social marroquinos sobre a alegada presença de crianças-soldados durante a visita do enviado pessoal para o Sahara Ocidental nos campos de Tindouf.

"Perguntaram-me o que ele (Staffan de Mistura) viu durante a sua visita a Tindouf e posso dizer que havia uma grande multidão presente quando o enviado pessoal visitou o campo. Ele não viu toda a gente, mas certamente não identificou nenhuma criança-soldado, como algumas pessoas estão a relatar", disse ele.

Em declaração à APS, o Ministro Conselheiro da Presidência da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), El-Bachir Mustapha Essayed afirmou que a visita de De Mistura aos campos de refugiados "permitiu-lhe (...) expor à comunidade internacional a falsa propaganda de Marrocos", observando que o regime de Makhzen foi assolado pelo "pânico pela imagem positiva dada pelos saharauis e que confirma o seu empenho na liberdade".

Na segunda-feira, o diplomata italo-sueco deslocou-se à Mauritânia (país vizinho e observador), onde foi recebido pelo Presidente Mohamed Ould Cheikh El-Ghazaouani na presença de vários funcionários mauritanos, do coordenador dos programas da ONU na Mauritânia, Anthony Ohemeng-Boamah, bem como do adjunto de Staffan de Mistura. Depois, na quarta-feira, o enviado especial encarregado argelino dos países do Sahara Ocidental e do Magrebe, Amar Belani, encontrou-se em Argel com o enviado pessoal do Secretário-Geral da ONU, que estava em visita de trabalho à Argélia, na qualidade de país vizinho e observador, no final da sua primeira digressão na região.

A delegação argelina insistiu, entre outras coisas, na necessidade de "ter em conta o imperativo inelutável do livre exercício pelo povo saharaui do seu direito inalienável à autodeterminação, quaisquer que sejam os processos previstos", segundo uma declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Comunidade Nacional no Estrangeiro.

Por seu lado, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha (poder administrante do Sahara Ocidental), José Manuel Albares, abordou, na terça-feira, a questão saharaui durante o seu primeiro encontro com o Secretário de Estado americano, Antony Blinken, em Washington.

Sublinhando a necessidade de encontrar uma solução para o conflito do Sahara Ocidental, o ministro espanhol disse à imprensa que se encontraria com Staffan de Mistura em Madrid esta sexta-feira, após a visita deste último à região.

Sem comentários:

Enviar um comentário