sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Guerra no Sahara Ocidental: Comunicados militares nº. 447 a 456

 


O Ministério de Defesa da RASD emitiu os comunicados referentes aos últimos dez dias de reatamento da guerra de libertação contra o ocupante marroquino.

 

Comunicado nº 456

Quinta-feira, 10 fevereiro 2022

01 - Bombardeio concentrado contra as trincheiras das forças de ocupação na zona de Graret Al-Farsik, no setor de Mahbes (nordeste do SO).

02 - Bombardeio intenso contra posiciones marroquinas na área de Um Edeguen, no setor de Bagari (centro do SO).

03 - Ataques focalizados contra bases das forças de ocupação na zona de Rus Targant, setor Hauza (norte do SO).

04 - Bombardeio concentrado contra posições entrincheiradas das forças marroquinas na área de Federt Labeir, setor de Farsia (nordeste do SO).

 

Comunicado nº 455

Quarta-feira, 09 fevereiro 2022

01, 02 e 03 - Destacamentos do Exército de Libertação Saharaui atacaram com intenso fogo de artilharia concentrações de tropas marroquinas nas áreas de Lagsaibi Lemles, no setor de Hauza (norte do SO) e nas áreas de Um Lagta e Sebjat Tenushad, no setor Mahbes (nordeste do SO).

 

Comunicado nº 454

Terça-feira, 08 fevereiro 2022

O Ministério da Defesa Nacional Saharaui sublinha que na primeira semana de fevereiro o ELPS lançou várias operações de combate qualitativas durante as quais o conseguiu infligir pesadas perdas nas fileiras do exército de ocupação marroquino.

Com o início do mês em curso, o Exército de Libertação do Povo Saharaui continua a atacar as posições do exército ocupante, que sofreu perdas de vidas e de material, incluindo materiais:

- Um grande número de oficiais e soldados marroquinos morre em resultado das operações, incluindo Coronel Karkoub Mohamed Hassan, o Tenente Coronel Belgrafi Mohamed Mohsen, o Capitão Joubla Aziz, o Capitão Adnani Abdullah, o Sargento Sokah Hasban Mohamed, o Sargento Asouak Mohamed Mohsen, o Primeiro Sargento Zouk Mohamed Ould Kaltoum, o Cabo Atmatari El-Zein, o Cabo Yamla Mustafa, o Soldado Safi Khaled, o Soldado Safi Muhammad e o Soldado Allama Rabbani.

O Exército Saharaui também conseguiu destruir um lança-foguetes na área de Chedhmia em Mahbes, enquanto um incêndio deflagrava na base inimiga em Rus Udei Esfa no sector de Smara.

 

Também durante a primeira semana de Fevereiro, os combatentes saharauis conseguiram destruir o quartel-general da Legião 43 no setor Mahbes, enquanto os pontos de reunião do exército de ocupação no sector Mahbes foram atacados treze vezes durante a semana passada. As posições em Mahbes também foram atacadas duas vezes. O exército saharaui fala também de pelo menos dezasseis ataques militares no sector Hauza e outros ataques não especificados nos sectores Um Draiga e Auserd.

 

Comunicado nº 453

Segunda-feira, 07 fevereiro 2022

01 e 02 - Bombardeadas posições entrincheiradas das forças marroquinas de ocupação nas zonas de Graret Chdida e de Graret Lehdid, ambas no setor de Farsia (nordeste do SO).

03, 04, 05 e 06 – Bombardeadas intensamente as posições marroquinas em Graret Fersik, Udei de Al-Dhamran,  Laagad e Um Rekba, todas no setor Mahbes (nordeste do SO).

 

Comunicado nº 452

Domingo, 06 fevereiro 2022

01 - Bombardeadas as posições entrincheiradas das forças inimigas na zona de Rus Ben Zakka, setor de Hauza (norte do SO).

02 - Bombardeadas posições do exército de ocupação na área de Lemkaib, também no setor de Hauza.

03 – Ainda no sector de Hauza, unidades do ELPS bombardearam as forças marroquinas na área de Rus Targant.

 

Comunicado nº 451

Sabado, 05 fevereiro 2022

01 e 02 – Unidades saharauis bombardearam intensamente concentrações de tropas marroquinas nas áreas de Chedimiya e de Rus Sebti, ambas na região de Mahbas (nordeste do SO).

03 – Enquanto outras unidades centraram a sua artilharia sobre as tropas de ocupação na área de Lakseibi, no setor de Hauza (norte do SO).

 

Comunicado nº 450

Sexta-feira, 04 fevereiro 2022

01 - Bombardeio das posições entrincheiradas das forças inimigas na zona de Sabjat Tinushad, no setor de Mahbes (nordeste do SO).

02 – Fogo de artilharia sobre as trincheiras do exército ocupante marroquino na área de Laagad, também na região de Mahbes.

 

Comunicado nº 449

Quinta-feira, 03 fevereiro 2022

01, 02 e 03 - Intenso fogo de artilharia sobre as posições entrincheiradas das FAR marroquinas nas áreas de Rus Arbib, Rus Laktaitira e Rus Targant, todas na região de Hauza

 

Comunicado nº 448

Quarta-feira, 02 fevereiro 2022

01 e 02 – Forças do ELPS bombardearam forças ocupantes marroquinas nas áreas de Fadrat Al-Ish e de Fadrat Lagrab, na região de Hauza (norte do SO).

 

Comunicado nº 447

Terça-feira, 01 fevereiro 2022

01, 02 e 03 – Bombardeadas posições inimigas nas regiões de Agseibi An-najla, Agseibi Amchagab e Lagseibi Lamlas, no setor de Hauza (norte do SO).

04, 05 e 06 - Destacamentos do exército saharaui bombardearam as forças de ocupação posicionadas nas regiões de Sabjat Tanuchad, Udei Adamran e Laaran, no setor de Mahbes (nordeste do SO)

.

Fonte: SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário