sábado, 12 de março de 2022

A Nova Zelândia continua a saquear fosfato dos territórios ocupados do Sahara Ocidental



ECS. Madrid. 09-03-2022 | A Western Sahara Campaign-NZ (nova Zelândia) informa que outro carregamento de rocha fosfática saqueada do Sahara Ocidental ocupado se dirige para a Nova Zelândia. O navio em questão é o Stoney Stoney Stream que transporta uma carga de fosfato saharaui para o porto de Napier, para ser comercializado pela multinacional Ravensdown. Esta operação ilegal segue-se a uma carga semelhante para outra multinacional da Nova Zelândia, a Ballance Agri-Nutrients, que chegou em Janeiro, uma empresa sediada na cidade de Tauranga.

Importante: cabe destacar que, nas palavras do Supremo Tribunal, estas importações representam um "risco reputacional" para a Nova Zelândia. E não só a sua reputação, mas também realçam a sua hipocrisia, uma vez que definem um padrão duplo a ser empregado pelo governo da Nova Zelândia. A invasão da Ucrânia evidenciou claramente o horror da invasão, algo que o povo do Sara Ocidental conhece demasiado bem. Contudo, ao contrário das ofertas de assistência que a Ucrânia está a receber da Nova Zelândia, tudo o que o Sahara Ocidental está a receber é o conhecimento de que os seus recursos soberanos continuam a ser saqueados pelas empresas de fertilizantes Ravensdown e Ballance Agri-Nutrients.  Estas importações não serão alvo de qualquer intervenção do governo da Nova Zelândia, apesar de terem sido denunciadas com antecedência.

A Western Sahara Campaign-NZ apela à ministra dos Negócios Estrangeiros Nanaia Mahuta para que reavalie urgentemente a posição da Nova Zelândia sobre o Sahara Ocidental, e ordene uma paragem imediata das importações. A Western Sahara Campaign-NZ apela também ao deputado eleito por Napier, Stuart Nash, para levantar a questão destas importações directamente com a Ravensdown e recordar-lhe o "risco de reputação" que representam tanto para a Nova Zelândia como para Napier.

Ao continuar estas importações, a Nova Zelândia está a ajudar e a incentivar um regime marroquino que invadiu e ocupou um território em violação da carta e resoluções da ONU.


"Fosfato com sangue saharaui"

Apesar da guerra, a Nova Zelândia continua a importar fosfatos do Sahara Ocidental. O Supremo Tribunal da Nova Zelândia decidiu a 15 de março do ano passado que Marrocos não tem soberania nem autoridade administrativa sobre a região ocupada, argumentando que a política de investimento ético de Guardians (fundo de investimento) era ilegal e que tinha violado a sua obrigação de evitar danos à reputação da Nova Zelândia ao não dar a devida consideração à questão de saber se deveria parar os investimentos do fundo no Sahara Ocidental. Do mesmo modo, várias organizações apelam ao governo da Nova Zelândia para que ponha fim a esta pilhagem, a que chamam "fosfato com sangue saharaui". No mesmo contexto, o Sindicato Ferroviário e Marítimo, considerado um dos maiores e mais importantes sindicatos da Nova Zelândia, alertou, numa declaração, para a grave ilegalidade cometida, chamando a atenção das suas autoridades para intervir.

Desde 2012, os fundos de pensões e de investimento em todo o mundo retiraram os seus investimentos às empresas envolvidas na pilhagem dos recursos naturais do Sahara Ocidental, argumentando que o comércio de fosfatos contribui para a continuação da ocupação do Sahara Ocidental por Marrocos.


Sem comentários:

Enviar um comentário