sábado, 12 de março de 2022

África do Sul e Moçambique apelam ao Conselho de Segurança da ONU para acelerar o processo de autodeterminação do povo saharaui


Filipe Nyusi e Cyril Ramaphosa, presidentes de Moçambique e da África do Sul


ECS. SPS | África do Sul e Moçambique exortaram na sexta-feira o Conselho de Segurança das Nações Unidas a acelerar o processo para o povo saharaui exercer o seu direito à autodeterminação.

Numa declaração conjunta emitida no final da visita de trabalho do Presidente moçambicano Filipe Nyusi à África do Sul, as duas nações africanas "exortaram o Conselho de Segurança da ONU a acelerar o processo no sentido da realização do direito à autodeterminação do povo saharaui", segundo a agência noticiosa argelina APS.

Marrocos, com o apoio e aprovação da França, continua a agir impunemente e a prosseguir as suas práticas coloniais e as suas tentativas de impor pela força uma política de facto consumado no Sahara Ocidental ocupado.

Tem imposto muitos obstáculos ao processo de paz. Continua a obstruir a legalidade internacional e a frustrar os esforços da UA e da ONU ao longo dos anos para encontrar uma solução que permita ao povo saharaui exercer o seu direito à independência e pôr fim a um conflito de longa data.

Incluído desde 1966 na lista de territórios não autónomos, e portanto elegível para a aplicação da Resolução 1514 da Assembleia Geral da ONU sobre a concessão da independência aos países e povos coloniais, o Sahara Ocidental é a última colónia em África, ocupada desde 1975.



Sem comentários:

Enviar um comentário