Staffan De Mistura com o SG da Frente POLISARIO Brahim Ghali |
O Enviado da ONU para o Sahara Ocidental, Staffan De Mistura, concluiu este domingo uma visita aos campos de refugiados saharauis.
Na sua segunda visita à região, a primeira em Janeiro, De Mistura iniciou a sua viagem no sábado na sede do governo saharaui, encontrando-se com autoridades políticas e militares, bem como com membros influentes e organizações da sociedade civil.
No mês passado, De Mistura deixou Marrocos depois de ter sido enclausurado num hotel durante dois dias e ser negado o acesso aos territórios ocupados do Sahara Ocidental. Um mês mais tarde, chegou aos acampamentos saharauis num avião fretado pela Argélia, a primeira vez em décadas.
O veterano diplomata italo-sueco concluiu a sua visita de dois dias aos campos de refugiados saharaui
Depois de visitar várias instituições do Estado saharaui, onde manteve encontros com organizações, funcionários, ministros e representantes da sociedade civil, o enviado da ONU para o Sahara Ocidental concluiu na tarde de domingo a sua visita com uma reunião privada com o Secretário-Geral da Frente Polisario, Brahim Ghali.. O encontro com o líder saharaui foi privado e durou menos de uma hora, tendo tido lugar na sede da Presidência da República.
Após esta reunião, o representante da Frente Polisario nas Nações Unidas e coordenador saharaui com a MINURSO, Sidi Mohamed Omar, compareceu perante os media internacionais no contexto da visita do enviado SG da ONU ao Sahara Ocidental. Sidi Omar declarou uma vez mais que a Frente Polisario está pronta a cooperar com os esforços liderados pela ONU para chegar a uma solução que garanta o direito à autodeterminação do povo saharaui.
O embaixador Ammar Belani, Staffan De Mistura e o MNE argelino, Ramtane Lamamra |
O emissário da ONU, que se encontrou hoje, segunda-feira, com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Argélia, Ramtane Lamamra, e com o embaixador Ammar Belani, diplomata argelino responsável pelo Sahara Ocidental e países do Magrebe. No próximo sábado deverá visita a capital da Mauritânia e apresentará no início de Outubro um relatório sobre a situação no Sahara Ocidental.
Sem comentários:
Enviar um comentário