domingo, 16 de abril de 2023

Marrocos: 45% das famílias contraíram empréstimos para atender às necessidades durante o primeiro trimestre de 2023


 


Middle East Monitor - 13 Abril 2023

Até 45 por cento das famílias marroquinas tiveram de contrair empréstimos para fazer face às suas necessidades durante o primeiro trimestre de 2023, de acordo com um relatório divulgado, quinta-feira, pelo Alto Comissariado para o Planeamento de Marrocos.

O relatório indica que 51,2 por cento das famílias consideram que os seus rendimentos cobrem as suas despesas, enquanto 45 por cento das famílias afirmaram recorrer ao endividamento para fazer face às suas necessidades de despesa.

Os mercados marroquinos testemunharam um rápido aumento dos preços das mercadorias durante o ano corrente, juntamente com os aumentos dos preços dos bens de necessidade e alimentares em todo o mundo e as repercussões da seca no país.

Segundo o relatório, 85,3% das famílias marroquinas disseram que seu padrão de vida havia piorado nos últimos 12 meses, enquanto 79% das famílias no primeiro trimestre de 2023 consideraram que "o tempo não é apropriado para comprar bens".

O estudo aponta que 98,7 por cento das famílias sentiram o aumento dos preços dos alimentos nos últimos 12 meses.

Em março passado, o Banco Central de Marrocos aumentou a taxa de juro em 50 pontos base para 3 por cento, acima dos 2,5 por cento, numa tentativa de travar a inflação elevada resultante das repercussões da guerra na Ucrânia. A taxa de inflação anual em Marrocos acelerou para 10,1 por cento em fevereiro passado, em comparação com 8,9 por cento em janeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário