Uma luta que continua...
In newletter “Lado a Lado”, meio de divulgação do trabalho desenvolvido pelo Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu. Com uma periodicidade mensal, o eurodeputado José Gusmão e a eurodeputada Marisa Matias dão conta dos principais temas em debate.
Em junho de 2022 ouvimos testemunhos na primeira pessoa das lutas diárias que o povo Sarahui enfrenta, em particular as mulheres. Escutámos Sultana e Fatou, duas gerações de ativistas pelos direitos humanos e pela autodeterminação do seu país.
Quase um ano depois, a situação mantém-se e um novo ponto de situação foi realizado no âmbito do Intergrupo "Sahara Ocidental", que integramos. Juntaram-se, a 30 de março, no Parlamento Europeu, representantes da Frente Polisário e da EUCOCO. Neste encontro, resumiram-se as conclusões da Conferência realizada em Berlim em dezembro passado. Tendo como mote, "por um Sahara Ocidental independente", discutiram-se as principais prioridades, reivindicações e linhas de ação futuras. A Frente Polisário fez ainda um ponto de situação relativo à decisão do Tribunal Europeu quanto ao processo ainda em curso e do qual se espera uma decisão favorável à autodeterminação do povo Sarahui, a par da condenação do Reino de Marrocos pelas sucessivas violações em matéria de direitos humanos. Acresce, nesta fase, a preocupação relativa à candidatura conjunta de Marrocos com Portugal e Espanha ao Mundial de Futebol de 2030. A nossa solidariedade manter-se-á absoluta!
Sem comentários:
Enviar um comentário