Ver vídeo AQUI |
El Guerguerat, 19 de agosto de 2023 (SPS). Um grupo de jovens saharauis das cidades ocupadas do Sahara Ocidental organizou uma concentração na brecha ilegal de El Guerguerat, para protestar e denunciar a pilhagem sistemática dos recursos naturais do povo saharaui e a inundação da zona com drogas.
Apesar das fortificações militares do exército de ocupação marroquino e do seu aparelho policial, a juventude saharaui conseguiu organizar a concentração e paralisar o movimento, enquanto entoava palavras de ordem a favor da plena soberania do povo saharaui sobre as suas riquezas naturais e exigia o fim da ocupação marroquina e a independência total do Sahara Ocidental.
Durante mais de quatro décadas, Marrocos tem usurpado, pilhado e explorado irracionalmente os recursos de um povo, em clara e flagrante violação do direito internacional e em violação da ética política e da decência e moralidade internacionais.
Neste contexto, a Associação para o Controlo da Riqueza e a Proteção do Meio Ambiente no Sahara Ocidental considerou que a iniciativa dos jovens em El Guerguerat é um grito de alerta para denunciar a pilhagem contínua das riquezas saharauis e para denunciar a repressão desencadeada nas cidades ocupadas contra qualquer voz que exija o fim da ocupação.
É também uma mensagem clara para Marrocos, para os seus lacaios que, em conluio com outras partes, continuam a pilhar os recursos naturais através de acordos que violam as próprias leis e os fundamentos das organizações e organismos internacionais.
A associação saharaui alertou também para a persistência das vagas de colonatos, a privação dos direitos da juventude saharaui, a repressão, os julgamentos injustos e a grave depauperação da estrutura demográfica da sociedade saharaui.
A associação saharaui afirma que a pilhagem persistente dos recursos saharauis tem um impacto grave na vida do povo saharaui, apelando às Nações Unidas, ao Conselho de Segurança da ONU e à sua missão para o referendo no Sahara Ocidental, a MINURSO, que assumam as suas responsabilidades legais para com o povo saharaui.
El Guerguerat foi o gatilho para o desencadear do estado de guerra no Sahara Ocidental desde 13 de novembro de 2020, quando as forças armadas marroquinas violaram deliberadamente o acordo de cessar-fogo assinado entre as duas partes do conflito no Sahara Ocidental (Frente Polisario e Marrocos), enviando forças militares através de três rotas a leste da brecha ilegal de Guerguerat em direção aos civis saharauis que se manifestavam pacificamente nas áreas desde 21 de outubro.
Sem comentários:
Enviar um comentário