Nova Iorque, 28 de setembro de 2023 (SPS - EUA) - A 78ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da ONU terminou na sede das Nações Unidas em Nova Iorque com uma ampla manifestação de apoio à causa do povo saharaui. A sessão foi organizada sob o tema "Restaurar a confiança e reavivar a solidariedade: acelerar a ação da Agenda 2030 e dos seus Objectivos de Desenvolvimento Sustentável para a paz, a prosperidade, o progresso e a sustentabilidade para todos".
Na sua alocução à Assembleia Geral, antes do início dos debates gerais de alto nível, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, referiu que "o mundo está a evoluir rapidamente para um mundo multipolar, que pode criar novas oportunidades de justiça e equilíbrio nas relações internacionais, sublinhando ao mesmo tempo que a multipolaridade, por si só, não é garantia de paz".
Como todos os anos, a questão do Sahara Ocidental esteve fortemente presente nas declarações dos Chefes de Estado e de Governo, bem como dos chefes de delegações no decurso dos debates gerais de alto nível, onde deixaram registadas as posições de princípio e coerentes dos seus países sobre a questão saharaui, bem como o seu firme apoio ao direito legítimo do povo saharaui à autodeterminação e à liberdade, e o seu apoio contínuo à República Saharaui.
Uma delegação saharaui de alto nível, chefiada pelo membro do Secretariado Nacional e Ministro dos Negócios Estrangeiros da RASD, Mohamed Sidati, esteve presente nas atividades do debate geral da Assembleia Geral. A delegação saharaui foi chefiada por Mohamed Sidati e integrou o Coordenador da MINURSO e Representante da Frente Polisario junto das Nações Unidas, Sidi Mohamed Omar, Brahim Mojtar Boyema'a, Embaixador Encarregado de Negócios na Ásia, e Malainin Salama, Conselheiro da Representação da Frente Polisario junto das Nações Unidas. A delegação saharaui manteve vários encontros com delegações de países irmãos e amigos, bem como com outras delegações participantes, a fim de as informar sobre os últimos desenvolvimentos relacionados com a questão do Sahara Ocidental, tendo trocado pontos de vista sobre as melhores formas de reforçar as relações bilaterais e outras questões de interesse comum. (SPS)
Sem comentários:
Enviar um comentário