domingo, 25 de fevereiro de 2024

CGTP-IN apela à ONU que organize o Referendo de Autodeterminação no Sahara Ocidental

 

15º Congresso da CGTP-IN

25 fevereiro 2024 - Portugal | A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) adoptou sábado, durante o seu XV Congresso, uma recomendação sobre a questão saharaui, na qual insta as Nações Unidas a organizar um referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental.

Para além de apelar à realização de um referendo sobre a autodeterminação do Sahara Ocidental, a confederação sindical portuguesa apelou à comunidade internacional a "pressionar Marrocos a respeitar os direitos humanos nos territórios ocupados do Sahara Ocidental". A confederação apelou igualmente à comunidade internacional para que analise a proibição imposta pelo ocupante marroquino à entrada de delegações e observadores de ONGs de defesa dos direitos humanos nos territórios ocupados para investigar a situação dos direitos humanos.


Da esquerda para a direita: Omar Mih, representante da F. POLISARIO em Portugal,
Isabel Camarinha e Tiago Oliveira, anterior e actual líder da Central Sindical, e El Mami Aabidi, responsável pelas relações internacionais e cooperação da UGTSARIO.

A cerimónia de encerramento contou com a presença de El Mami Aabidi, responsável pelas relações internacionais e cooperação da União Geral dos Trabalhadores do Saguia El Hamra e Rio de Ouro (UGTSARIO), e de Omar Mih, representante da Frente Polisario em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário