quarta-feira, 20 de março de 2024

Revelar tudo: Violação dos direitos humanos das mulheres no Sahara Ocidental ocupado - por Euskal Fondoa - Asociación de Entidades Locais Bascas Cooperantes

 


por Euskal Fondoa-Associação de Entidades Locais Bascas Cooperantes

Vivíamos em Tan-Tan. Começaram a levar todas as mulheres e crianças, não sei se foi no final de 1975 ou 1976. Eu era pequena, tinha 6 anos, e no tempo em que estive lá fechada vi como torturavam a minha avó e outras mulheres à nossa frente [raparigas e rapazes], chorei até não poder mais. A minha avó, quando já não conseguia falar, levavam-na ao colo, torturavam-na e perguntavam-lhe pelos filhos e por aqueles que tinham ido para os campos de refugiados. A minha avó estava doente e já não se podia mexer por causa das torturas. Depois deixaram-na presa perto de Glimin e ela teve de andar muitos, muitos quilómetros para chegar a casa. Ficou com amigos até morrer. Morreu sozinha, sem a família.



Fui raptado em 1980, havia dois carros da polícia e um carro da gendarmaria, tinha 32 anos, era muito novo na altura. Chegámos a El Aaiún, e na esquadra central começaram o meu interrogatório... Depois voltaram a pôr-me a venda nos olhos e levaram-me para o PCCMI, esperaram que escurecesse para começarem a torturar-me, fiquei destroçada... Depois meteram-nos num avião militar para Casablanca, e na manhã seguinte recomeçaram o interrogatório e a tortura.


Depois de dez meses ali, uma noite chegaram uns camiões, pegaram em cordas e começaram a amarrar-nos a todos pelas mãos e pelos pés, davam-nos todo o tipo de pontapés e pancadas, chamavam-nos todo o tipo de obscenidades, 'bastardos da Polisario', 'filhos da puta'... Amarraram-nos a todos, primeiro as mulheres, puseram-nos vendas nos olhos e meteram-nos nos camiões, amarraram-nos com aquelas cordas com força, estávamos muito fracos, gritávamos de dor e alguns choravam, não aguentávamos mais

Não aguentávamos mais estes maus tratos. Ficámos assim até nos levarem para a prisão da fortaleza de Maguna. Quando chegámos, tivemos a mesma receção, empurraram-nos para fora dos camiões e as pessoas de baixo bateram-nos, meteram-nos numas garagens e fecharam-nos. Estive desaparecida durante 11 anos, até 1991.



Ouvi todas as torturas dos rapazes e até ouvi tiros. Era um terror constante, gritos, gemidos, choros, ouvia-se tudo. Os soldados disseram que os tiros que ouvimos eram porque tinham morto um jovem que não parava de gritar que era saharaui e que gritava "viva a Frente Polisario".



Estávamos na cela e vieram buscar a minha mãe. O capitão chamou os soldados que estavam de serviço e eles levaram-na para fora, deitaram-na de costas e começaram a torturá-la. Fecharam a porta entre ela e nós. Conseguíamos ouvi-la a gritar de dor por causa das pancadas. Eu não conseguia parar de chorar e as outras mulheres estavam a gritar de dor e de medo. Ouvimos um deles dizer: "bate na cabra com força, mais força, bate-lhe com força!" Ouvimos tudo... E quando torturaram a minha irmã e a mim, as outras mulheres gritaram e choraram de medo e preocupação.

Em Espanhol:

https://publicaciones.hegoa.ehu.eus/uploads/pdfs/614/Que_salga_todo_a_la_luz_%28cast%29.pdf?1652880416

https://publicaciones.hegoa.ehu.eus/uploads/pdfs/617/M-7025_resumen-grafico_cast.pdf.pdf?1652880558


Em Inglês:

https://publicaciones.hegoa.ehu.eus/uploads/pdfs/616/Que_salga_todo_a_la_luz_%28eng%29.pdf?1652880467

https://publicaciones.hegoa.ehu.eus/uploads/pdfs/619/M-7025_resumen-grafico_eng.pdf?1652880558



Sem comentários:

Enviar um comentário