De Mistura com o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros para a Ásia do Sul e Central, Norte de África, ONU e Commonwealth, Lord Ahmad Tariq |
No dia 31 de janeiro Staffan De Mistura esteve na África do Sul; uma visita que provocou a ira de Marrocos. O diplomata da ONU deslocou-se depois à Rússia a 11 de março. A Rússia e o Reino Unido são membros, juntamente com os EUA, a França e a Espanha, do Clube dos Amigos do Sahara Ocidental no Conselho de Segurança. Desde que assumiu o cargo em 1 de novembro de 2021, De Mistura intensificou os contactos e reuniões com os atores internacionais, mas sem conseguir reunir as partes interessadas na questão do Saara Ocidental no mesmo quadro. Marrocos recusa-se a participar em negociações sem a presença da Argélia.
Com a ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação da África do Sul, Naledi Pandor
O enviado pessoal do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental, Staffan De Mistura, está prestes a embarcar numa espécie de última oportunidade. Prossegue o seu périplo pelas capitais internacionais.
Com o MNE de Espanha, José Manuel Albares
e o MNE da Federação Russa, Serguei Lavrov.
O enviado pessoal do secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental aterrou em Londres, onde se encontrou com o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros para a Ásia do Sul e Central, Norte de África, ONU e Commonwealth, Lord Ahmad Tariq. "O Reino Unido continua a apoiar o seu trabalho e o da MINURSO, e continua a encorajar um envolvimento construtivo no processo político liderado pela ONU", escreveu Tariq na plataforma X.
Sem comentários:
Enviar um comentário