quarta-feira, 15 de maio de 2024

1 em cada 4 jovens marroquinos até aos 24 anos é NEET: Não Estuda, Não Trabalha, Não tem qualquer formação...

 

Foto Maroc Hebdo


O Conseil Economique, Social et Environnemental (CESE) de Marrocos, instituição oficial com a incumbência de prestar assessoria técnica ao Governo e às duas camaras legislativas do Reino de Marrocos organizou um seminário na quarta-feira, 8 de maio, para apresentar as conclusões do seu relatório sobre "Jovens NEET: que perspectivas de inclusão socioeconómica". NEET, significa aquilo que afirmámos no título - Not Education, Employment or Training - Expressão que descreve todos aqueles que nem estão a estudar, nem trabalhar nem a ter qualquer tipo de formação...

Segundo o estudo “25,2% dos jovens marroquinos entre os 15 e os 24 anos são considerados como NEET. Nas zonas urbanas, a proporção dos jovens NEET em 2022 elevava-se a 21,8%, o que correspondia a 771.000 jovens. Nas zonas rurais, porém essa percentagem é ainda maior: 30,3%, isto é 715.000 jovens, ou seja 1,5 milhões de pessoas no total.

Alargando a análise até aos jovens de 35 anos - refere o CESE -, o número de jovens NEET atinge o valor astronómico de 4,3 milhões de pessoas o que traduz a dificuldade de integração de grande parte da juventude no tecido social do país. Os numeros são ainda mais preocupantes afirma o CESE “já que o ritmo de crescimento da economia marroquina não gere o numero de empregos minimamente requeridos face a este panorama. Abandono escolar, falta de formaçao muito em particular nas zonas rurais”. Aquela instituição adianta ainda que as mulheres e jovens até aos 35 anos representam 73% dos NEET.

Sem comentários:

Enviar um comentário