sábado, 20 de julho de 2024

A Guerra no Sahara Ocidental de 16 de Junho a 14 de Julho

 


Os ataques levados a cabo pelo Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) prosseguiram ao longo destes 28 dias. Aqui damos conta das principais operações militares levadas a cabo pelo Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) neste período.

16 Junho - Unidades do ELPS atacaram através de um forte bombardeamento concentrado o quartel-general de um batalhão inimigo, situado no sector de Mahbes.

De acordo com o Relatório de Guerra tornado público pelo Departamento de Organização Política do Exército Popular de Libertação Saharaui, destacamentos avançados do nosso exército lançaram, um bombardeamento concentrado contra o quartel-general de um batalhão das Forças Reais Marroquinas instalado em Mahbes.

17 Junho: Unidades das forças armadas saharauis levaram a cabo uma série de ataques coordenados contra várias bases inimigas situadas nas regiões de Gararat Al-Firsik e Sabjat Tanuchad, no sector de Mahbes, causando consideráveis perdas humanas e materiais nas fileiras das forças de ocupação marroquinas.

19 junho - O Exército Popular Saharaui de Libertação (ELPS) atacou uma base inimiga na região de Alfeiyin, no sector de Farsia, no nordeste do território do Sahara Ocidental ocupado, causando perdas humanas e materiais nas fileiras das forças marroquinas de ocupação aí estacionadas.

20 junho - Unidades do Exército Popular de Libertação Saharaui (ELPS) atacaram várias bases das tropas inimigas posicionadas nas regiões de Laagd e Guerat Ould Blal, no sector de Mahbes, causando perdas humanas e materiais nas suas fileiras.

22 junho - Disparos de artilharia saharaui atingem armazéns de munições e pontos militares inimigos no sector de Mahbes, no extremo nordeste do SO ocupado, causando baixas mortais nas fileiras do exército invasor marroquino.

 A Direção Central do Comissariado Político do ELPS, reitera em comunicado que as forças saharauis “elevaram a sua presença militar ao longo do muro militar marroquino e continuam a assediar o inimigo, causando e infligindo perdas e baixas mortais e destruindo material de guerra ao exército ocupante”.

30 Junho - Unidades do ELPS bombardeiam bases inimigas na zona de Aleidyat, no sector de Guelta, na zona central e oeste do Sahara Ocidental ocupado.




01 julho - Várias posições e bases de retaguarda das forças de ocupação marroquinas no sector de Mahbes, são bombardeadas por unidades do ELPS, causando baixas e perdas materiais nas fileiras inimigas. Entre essas operações, merecem destaque os bombardeamentos contra bases da retaguarda perto da localidade de Mahbes; contra bases na região de Skeikima, na região de Laagad, e na região de Tanuchad.

Na véspera,unidades do exército saharaui haviam já devastado posições e entrincheiramentos inimigos na região de Rus Asabti, no mesmo sector de Mahbes.

02 julho - O quartel-general de um batalhão inimigo situado no sector de Mahbes, é bombardeada, resultando desse ataque consideráveis perdas humanas e materiais nas fileiras do exército marroquino de ocupação.

03 Julho - Unidades do Exército Popular de Libertação Saharaui (ELPS) atacam várias bases inimigas instaladas na região de Gararat Al-Attasa, em Mahbes, causando perdas humanas e materiais nas suas fileiras.

06 julho - A Direção Central do Comissariado Político do SPLA, informa que unidades do Exército Popular Saharaui de Libertação (ELPS) levaram a cabo um ataque contra o quartel-general da 7.ª Brigada perto da localidade ocupada de Mahbes, causando baixas mortais nas fileiras do exército invasor marroquino.

11 julho - Destacamentos avancados do ELPS decadeiam um ataque com mísseis contra as forças de ocupação marroquinas entrincheiradas na região de Laagad, no sector de Mahbes.

Sem comentários:

Enviar um comentário