O jornalista Mohamed Radi Ellili
19 julho | Fonte: Correo Diplomatico Saharaui - O jornalista saharaui Mohamed Radi Ellili foi ameaçado de morte diante de centenas de cidadãos saharauis e marroquinos que seguiam a emissão em direto realizada por aquele profissional, que luta pela independência do Sahara Ocidental.
"Vais morrer! Estas foram as palavras proferidas por um cidadão marroquino durante a transmissão em direto no Youtube do jornalista saharaui exilado em França, Mohamed Radi Ellili. "Todos nós vamos morrer um dia. Ninguém pode escapar à morte", respondeu o defensor da independência do Sahara Ocidental, um território reconhecido como "não autónomo" pelas Nações Unidas.
A ameaça de morte foi proferida pelo cidadão marroquino diante de centenas de testemunhas que assistiam ao programa dedicado ao conflito do Sahara Ocidental. Ellili centrou o debate numa questão: "O Sahara Ocidental era marroquino antes de 1975? Uma questão muito sensível em Marrocos, onde a população é vítima da propaganda do regime sobre a antiga colónia espanhola invadida por Rabat após a retirada do colonizador espanhol.
Chocado mas determinado, e apoiado pela opinião pública saharaui, Elli foi aconselhado a apresentar queixa por ameaças de morte, enquanto jornalista e refugiado político em França, país onde os serviços secretos marroquinos atuam impunemente. Zakaria Moumni viveu uma experiência amarga neste domínio. Depois de ter sido ameaçado e agredido, o antigo campeão de boxe franco-marroquino teve de abandonar a França e exilar-se no Canadá, onde foi acolhido como refugiado político.
Sem comentários:
Enviar um comentário