Brahim Ghali e Xanana Gusmão |
Dili, 29 de agosto de 2024 (SPS) - O Presidente da República Saharaui e secretário-geral da Frente POLISARIO,Brahim Gali, encontra-se em Timor-Leste desde quinta-feira para participar nas celebrações do 25.º aniversário do referendo para a independência de Timor-Leste, a convite do seu homólogo da República de Timor-Leste, o Presidente José Ramos Horta.
O líder saharaui foi recebido esta sexta-feira pelo Primeiro-Ministro da República Democrática de Timor-Leste, Xanana Gusmão. As duas partes trocaram pontos de vista sobre os últimos desenvolvimentos da questão saharaui e sobre as excelentes relações bilaterais e acções comuns.
No encontro, Xanana Gusmão sublinhou o forte apreço à causa saharaui, tanto para ele pessoalmente como para o povo timorense em geral, destacando as relações históricas entre os dois países e povos, sublinhando o forte apego e apoio continuado à luta do povo saharaui até que esta culmine na concretização dos seus legítimos objectivos de liberdade e independência.
Por seu lado, o Presidente saharaui agradeceu ao seu anfitrião o acolhimento caloroso, a solidariedade e o apoio, e felicitou-o por ocasião do 25.º aniversário da organização do referendo de autodeterminação, lembrando que o povo saharaui continua à espera de uma oportunidade semelhante, como um direito natural garantido pela Carta e pelas resoluções da ONU, tanto mais que a sua causa é muito semelhante à do povo de Timor-Leste, no sentido de que se trata de um processo de descolonização inacabado, devido à ocupação militar do seu território pelo Reino de Marrocos.
Xanana Gusmão é muito popular no seu país e altamente considerado no estrangeiro como um líder histórico da luta do povo timorense pela independência, tendo sido eleito o primeiro Presidente de Timor-Leste após a independência, sendo atualmente o quarto Primeiro-Ministro do país.
No final do encontro, o Presidente da República Saharui fez uma declaração aos meios de comunicação social timorenses e internacionais presentes, manifestando a sua satisfação pelo encontro com o Primeiro-Ministro timorense, descrevendo-o como cordial e franco.
Brahim Ghali reiterou também o seu apreço pelo convite que lhe foi dirigido pelo Presidente de Timor Leste, José Ramos Horta, para participar na comemoração do 25.º aniversário da organização do referendo de autodeterminação em Timor Leste.
O Presidente saharaui faz-se acompanhar nesta ocasião por Abdati Breika, conselheiro da Presidência, e Abba Malainin, embaixador da República saharaui em Timor Leste.
Recorde-se que Timor-Leste estabeleceu relações diplomáticas com a República Árabe Saharaui Democrática (RASD) desde 2002 e reconhece a Frente Polisario como representante legítimo do povo do Sahara Ocidental.
Sem comentários:
Enviar um comentário