sábado, 2 de novembro de 2024

A Guerra no Sahara Ocidental de 01 a 30 de Outubro

 


O Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) prossegue a guerra de desgaste e usura (humano e material) contra o dispositivo militar marroquino de ocupação no Sahara Ocidental. As operações centraram-se neste último mês particularmente na região central e norte do território do Sahara Ocidental, o Saguia El Hamra e Oued Draa,m respectivamente.

Durante o mês de outubro o Presidente da República, Secretário Geral da Frente POLISARIO e Comandante Supremo das Forças Armadas promulgou um decreto presidencial onde efetuou uma série de nomeações a nível da estrutura militar.

O decreto presidencial inclui nomoneações de novos comandantes de regiões militares e novos responsáveis de direções centrais do Ministério de Defesa Nacional.

 

Nomeações no ELPS e no Ministério da Defesa


Nomeações a nível das Regiões militares:

Ahmed Lehbib Abdi, Comandante da Primeira Região Militar Hassan Jatari Bachir (Bouchalga), Comandante da 5ª Região Militar Lehbib Mohamed Abdelaziz, Comandante da Brigada de Reserva Musa Mohamed Lamín, Comandante da 7ª Região Militar Nana Azmàn Brahim, Comandante do Corpo da Gendarmería Nacional

 

A nível dos Diretores Centrais:

Abdallah Ami Deih, Comandante da região, Diretor Central de Operações Bidal-la Mohamed Brahim, Comandante de Região , Diretor Central de Instrução Mohamed Fadel Breika Abderrahamàn (Mundi), Diretor Central de Inspeção Sid Ahmed Bachraya Beiba, Diretor Central Sid Brahim Muley Zein, Diretor Central, Conselheiro no Ministério de Defesa.

 


Operações militares em Outubro

02 de outubro - Destacamentos do Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) levou a cabo nestes primeiros dias do mês uma série de sucessivos bombardeamentos sobre as bases das forças de ocupação marroquinas estacionadas nas regiões de Amagli Al-hara e Amagli Labgar, no setor de Guelta (na zona central do Sahara Ocidental), assim como dois ataques consecutivos contra duas bases localizadas na região de Fadrat Ajdari.

05 de outubro - Unidades do ELPS atacam bases inimigas no setor de Smara (na região norte do Sahara Ocidental).

A artilharia saharaui flagelou também bolsas inimigas na zona de Akreib Ghalia no setor de Amgala, região de Saguia El Hamra, zona central do SO.

08 de outubro - Unidades do ELPS bombardearam bases das forças de ocupação marroquinas no setor de Smara, assim como bolsas entrincheiradas do inimigo na região de Taref Abd Adyouf, em Amgala.

09 de outubro - Na manhã desta quarta-feira forças do ELPS bombardearam um posto de comando inimigo instalado na região de Agleib Al-Ich, no setor de Amgala.

10 de outubro - Unidades avançadas do ELPS lançaram na manhã um forte bombardeamento concentrado contra uma base militar marroquina na região de Laagad, assim como contra um posto de comando de um batalhão inimigo na mesma região, no setor de Mahbes, extremo nordeste do SO.

13 de outubro - Um posto de comando do exército de ocupação marroquino na zona de Laagaad, no sector de Mahbes, foi flagelado pela artilharia saharaui, com um saldo de baixas mortais nas fileiras do exército invasor.

14 de outubro - Na noite de domingo 13 de outubro bases inimigas nas zonas de Russ Dirit e Fadrat Al-Ash no setor de Hauza, no norte do SO, foram atingidas pela artilharia saharaui, com um salda de várias baixas nas fileiras do ocupante.

17 de outubro – O ELPS leva a cabo uma série de bombardeamentos concentrados sobre as bases das forças de ocupação marroquinas sediadas nas regiões de Arus Wad Sawal, Fadrat Tamat e Fadrat Lagrab, no setor de Hauza, asim como contra a sede de um Batalhão inimigo na região de Rus Asswehat, no setor de Farsía, no extremo nordeste do SO.

18 de outubro - Bases do exército de ocupação marroquino na zona de Hafrat Al-Shayaf, no setor de Bagari, na região de Rio de Ouro, sul do SO, são atingidas pela artilharia saharaui que causa baixas mortais nas fileiras del exército invasor.

20 de outubro - Forças do ELPS atacam posições do exército de ocupação nas zonas de Targànt, Rbeib Aaghaa e Lagteitira no setor de Hauza, causando baixas mortais entre as tropas ocupantes.

21 de outubro - Esta segunda-feira, o quartel de comando de um batalhão marroquino no setor de Mahbes, assim como vários outros objetivos situados nas regiões de Acheidmiya e Rus Asabti, no mesmo setor foram alvo da artilharia saharaui.

22 de outubro - Forças do ELPS lançaram uma série de ataques contra bases das forças de ocupação na região de Laagad, no setor de Mahbes, por duas ocasiões consecutivas, causando enormes perdas humanas e materiais nas fileiras do ocupante.

23 de outubro - Destacamentos avançados do ELPS atacaram esta quarta-feira, um centro de logística inimigo sediado no setor de Mahbes assim como um quartel de comando na região de Achirgán, no setor de Guelta, na região de Saguia El Hamra, zona central do SO.

26 de outubro - Bolsas entrincheiradas do ocupante marroquino nas zonas de Benzacca, Lamkeitab e Russ Targànt no setor de Hauza foram seriamente atingidas pela artilharia saharaui com baixas mortais nas fileiras do ocupante.

27 de outubro - A Direção Central do Comissariado Político do ELPS informa que do ELPS realizaram um ataque a enclaves e sede de comando da artilharia do exército inimigo no setor de Guelta com baixas mortais entre os efectivos das forças reais.

28 de outubro - Unidades saharauis efetuaram um ataque a uma base de apoio do exército ocupante na zona de Guerat Uld Blal no setor de Mahbes causando baixas mortales nas fileiras do exército ocupante.

30 de outubro – Destacamentos das forças saharauis desencadearam uma série de ataques contra bases inimigas nas regiões de Ameitir Lamjeinza, assim como un bombardeamento com mísseis contra uma base de artilharia inimiga na região de Guerat Uld Blal e a um quartel de comando de um batallhão sediado em Mahbes.

Sem comentários:

Enviar um comentário