segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Delegação sindical europeia visita El Aiún para apoiar as reivindicações dos trabalhadores saharauis


El Aiun: Trabalhadores de Fosbucraa e suas famílias manifestam-se frente à sede da empresa.

Uma delegação de sindicalistas de Espanha, Portugal, França e Itália encontra-se em El Aiún, capital da antiga colónia espanhola do Sahara Ocidental, para apoiar as reivindicações dos trabalhadores saharauis.

A delegação, formada por representantes de Comisiones Obreras (CCOO), Confederación Unión Sindical Obrera (USO), Confederación Intersindical Galega (CIG), Euskal Sindikatua (ELA) e Confederación Intersindical (Espanha), CGTP (Portugal), CGT (França) e CGIL (Itália), manifestam assim o seu apoio concreto às reivindicações dos ex-trabalhadores das minas de Fos Bucraa para que lhes seja reconhecido no computo da sua antiguidade os anos de laboração quando a empresa era propriedade espanhola.

Fos Bucraa foi criada com investimentos do Instituto Nacional de Industria espanhol no início da década de 1970 com a intenção de explorar as enormes jazidas de fosfatos do Sahara Ocidental. No entanto, a exploração nunca chegou a ser rentável devido à saída precipitada de Espanha e a imediata invasão marroquina, assim como pelos ataques dos guerrilheiros da Frente Polisario.

Os representantes das oito centrais sindicais manifestaram o seu reconhecimento e apoio à Confederação Sindical Saharaui (CSTS). "Entre outras reivindicações, as trabalhadoras e trabalhadores reclamam o reconhecimento do tempo de trabalho quando a empresa ainda contava com capital espanhol, o que é determinante no momento de estabelecer as condições de reforma e o cálculo das correspondentes pensões", explica a Confederación Intersindical Saharaui em comunicado.

A delegação sindical europeia reclama igualmente o fim da discriminação dos saharauis em favor dos colonos marroquinos quando é hora de admitir novos postos de trabalho, e que "não sejam relegados apenas a trabalho de precariedade ".
Europa Press

Sem comentários:

Enviar um comentário