sábado, 22 de janeiro de 2011

Forças de ocupação marroquinas reprimem de forma brutal pacífica manifestação de mulheres saharauis – denuncia a AFAPREDESA


Said Sid Ahmed Abdelouhab Danber, o jovem assassinado

Uma centena de mulheres organizou, em El Aiún, durante a tarde de ontem, 21 de Janeiro, uma pacifica concentração sentada frente à casa da família do jovem Said Sid Ahmed Abdelouhab Danber, assassinado, no dia 23 de Dezembro de 2010, com dois tiros (um no peito e outro na cabeça) por um polícia marroquino. As mulheres queriam manifestar o seu apoio às reivindicações da de família que luta por conhecer toda a verdade acerca do vil assassinato do jovem saharaui, assim como reclamar um processo judicial contra o responsável do crime e receberem as sanções legais correspondentes.

Logo após o início da manifestação, às 17H30, e não obstante o seu carácter pacífico, o protesto foi violentamente reprimido por uma forte carga policial conhecido por “esquadrão da morte”.

Este contingente da polícia marroquina está sob o comando do tristemente célebre torturador, Mohamed El Hosseini, conhecido por Moustache, que participou pessoalmente na brutal agressão contra as mulheres indefesas.

Segundo informações chegadas ao conhecimento da Associação de Familiares de Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA), várias mulheres ficaram feridas, algumas com gravidade, entre elas estão:

Mariam Danber, irmã do jovem assassinado, com ferida grave na cabeça.

Khira, mãe do jovem assassinado, com perda de conhecimento.

El Baghia Haddi, com feridas no tórax e fractura da mão esquerda.

Toumana Daida, ferida nas costas.

Salka Ment Abdejalil, ferida nas costas.

Niha El Kotb, ferida no braço direito.

Cabe recordar que as autoridades marroquinas impediram a mãe e os familiares de ver o cadáver do jovem assassinado e impuseram o seu enterro sem a abertura de qualquer tipo de investigação sobre o crime. O polícia assassino continua à solta perpetuando a impunidade de todos os responsáveis marroquinos de graves e sistemáticas violações de direitos humanos, desde 31 de Outubro de 1975, data do inicio da invasão do Sahara Ocidental por Marrocos.

Associação de Familiares de Presos e Desaparecidos Saharauis (AFAPREDESA) segue com grande preocupação a persistência das graves violações de direitos humanos pelas forças marroquinas contra a população civil saharaui nos territórios ocupados do Sahara Ocidental.
AFAPREDESA

Sem comentários:

Enviar um comentário