sábado, 22 de janeiro de 2011

Jovem saharaui imola-se pelo fogo na cidade ocupada de Smara


Um jovem saharaui imolou-se ontem pelo fogo para protestar contra a sua má condição de vida, ficou com queimaduras mas desconhece-se ainda o grau da sua gravidade.

Mohamed Lamine Ould Salek Ould Said Mahmoudi, nascido em 1971, casado e pai de três filhos, imolou-se pelo fogo ontem, dia 21 de Janeiro de 2011 diante da sede da Prefeitura de Smara / Sahara Ocidental, segundo testemunhas que presenciaram a cena.

A tentativa de suicídio do jovem foi como que um grito de desespero, após toda uma semana de protesto diante do edifício-sede provincial marroquina de Smara contra as suas deploráveis condições de vida. Mohamed Lamine despejou gasolina sobre o seu corpo e imolou-se pelo fogo depois de ter perdido toda a esperança de resposta às suas súplicas pelo Estado marroquino.

Esta tentativa de suicídio, que se insere numa vaga de tumultos sociais que tem como pano de fundo o desemprego e a precariedade das condições de vida foi desencadeada, em Outubro passado, pelo êxodo de milhares de saharauis para o acampamento de protesto de Gdeim Izik e leste da cidade de El Aiun. Tratou-se da mais vasta acção de protesto da população saharaui desde que o território foi invadido por Marrocos em 1975, e tem na sua origem a política sistemática de marginalização e negação dos direitos sociais da população resultante da não aplicação do direito internacional sobre a questão da exploração dos recursos e riquezas naturais do seu país, o Sahara Ocidental.

O Comité de Defesa do Direito de Autodeterminação do Povo do Sahara Ocidental (CODAPSO) foi informado que Mohamed Lamine Mahmoudi foi transferido de urgência para o hospital provincial da cidade onde recebeu os primeiros socorros antes de ser levado para destino desconhecido pela polícia marroquina sem que tenha recebido o tratamento e os cuidados médicos necessários.
Codapso

Sem comentários:

Enviar um comentário