domingo, 19 de junho de 2011

43 milhões de refugiados a nível mundial, o ACNUR evoca o caso saharaui

António Guterres, ACNUR, tem demonstrado grande preocupação pelo drama vivido pelos refugiados saharauis e a separação das famílias, residentes de um e de outro lado do muro militar erguido por Marrocos

Mais de 80 % de um total de 43 milhões de refugiados no mundo encontram-se em países em vias de desenvolvimento, afirmou Abdelkrim Ghoul, representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em Argel.

Em declaração proferida em véspera da celebração do dia mundial dos refugiados (20 de Junho), A. Ghoul sublinhou que "mais de 80 % dos refugiados no mundo encontram-se em países em vias de desenvolvimento ", recordando que "durante os anos 50, eles se encontravam em países europeus".

Os países que lhes servem de abrigo tratam "humanamente" os refugiados e asseguram-lhes "a protecção" necessária, sublinhando que "este humanismo está ancorado nas culturas destes países ".

Actualmente existem 43 milhões de refugiados em todo o mundo, lembrou aquele responsável da ONU, referindo que muitos deles "são refugiados de longo prazo" citando, a título de exemplo, o caso dos refugiados saharauis cujo drama se prolonga há mais de 35 anos.

O representante da ONU aproveitou para saudar "a acção" do governo e do povo argelinos, sublinhando que o Crescente Vermelho Argelino (CRA) presta ajuda humanitária aos refugiados saharauis desde 1975.

Desde 1986, a comunidade internacional concede ajudas humanitárias aos refugiados saharauis, recordou, sublinhando o papel do ACNUR que a coordenação geral da aplicação dos programas humanitários.
(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário