segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Christopher Ross inicia novo périplo pelas capitais dos países amigos do Sahara Ocidental


O Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross encontrou-se sexta-feira em Madrid com o secretário de Estado espanhol dos Negócios Estrangeiros e América latina, Juan Antonio Yanez, no quadro de um périplo às capitais dos países amigos do SG da ONU para o Sahara Ocidental (EUA, França , Rússia, Espanha, Reino Unido), a fim de tentar "desbloquear" o processo de negociações entre a Frente Polisario e Marrocos.

Segundo Madrid, o Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental visitará Paris, Moscovo, Londres e Genebra antes de regressar às Nações Unidas.

A visita de Ross realiza-se num momento de total bloqueio das conversações directas entre Marrocos e a Frente Polisario sobre o conflito.

O regime de Rabat avisou de que não retomará as conversações pelo menos até ao final do ano invocando a realização das próximas eleições legislativas no próximo 25 de Novembro, segundo afirmaram fontes diplomáticas nas Nações Unidas.

Após 12 rondas de negociações, das quais 8 informais,  desde 2007 sob os auspícios da ONU, não se registaram progressos "significativos". A última das reuniões teve lugar em Julho passado em Manhasset próximo de Nova Iorque. 
(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário